A prefeitura de Rio Bonito deu início a Operação Calçada Livre, que tem como objetivo combater a poluição nas vias públicas e a ocupação desordenada das calçadas. A ação começou nesta quarta-feira (29) e se concentrou, primeiramente, nas ruas da Praça Cruzeiro, um dos bairros mais movimentados da cidade.
Com a crescente preocupação sobre a obstrução das calçadas e a falta de organização nas vias, a Prefeitura pretende promover a conscientização tanto dos moradores quanto dos comerciantes sobre a importância da manutenção das calçadas livres de bloqueios.
Equipes de fiscalização serão responsáveis pela remoção de diversos itens que têm comprometido o direito ao passeio público, como placas, banners, adesivos, cadeiras e móveis de estabelecimentos comerciais, além de carros estacionados irregularmente e entulhos provenientes de obras.
Na Operação Calçada Livre, a fiscalização será intensiva
A medida visa liberar o espaço público para que as calçadas voltem a cumprir sua função, permitindo a circulação tranquila e segura de pedestres. Além disso, a Operação Calçada Livre terá uma fiscalização rigorosa para coibir novas infrações. Aqueles que descumprirem as normas poderão ser multados, conforme Artigo 218 do Código de Posturas do Município de Rio Bonito. A multa pode chegar a 130 UFIR ou R$460,41 para quem não mantiver a higiene dos passeios e logradouros públicos.
A campanha Calçada Livre é mais uma ação dentro de um conjunto de iniciativas da Prefeitura para melhorar a qualidade de vida e a organização do espaço urbano na cidade.
A Prefeitura pede a colaboração de toda a população para que as ruas e calçadas da cidade se tornem mais seguras e agradáveis para todos. A ação começa no bairro Praça Cruzeiro, mas há previsão de que se estenda a outras áreas de Rio Bonito nas próximas semanas.
Texto: Natan Duarte
Fotos: Junior Moraes


