Moradores de Rio Bonito e de municípios vizinhos participaram na manhã desta sexta-feira (27) da entrega das obras de reforma da escadaria do Centro. Muitos deles chegaram cedo para garantir as melhores fotos e as selfies que foram exibidas com orgulho nas redes sociais. Quem passa pela conhecida escadaria localizada entre as Ruas Getúlio Vargas e João Carmo, no Centro, já não lembra mais como era o espaço até receber as intervenções, que foram entregues pelo prefeito José Luiz Mandiocão, com a presença de secretários municipais, do vereador Claudinho Bumbum e comerciantes locais.
“A revitalização da escadaria é importante para quem passa por essa região e decidimos por fazer uma obra com cor e dar vida a esse local que estava realmente necessitando de melhorias. Ninguém mais precisa ter medo de passar por aqui, pois agora tem também a iluminação que vai garantir mais segurança e como ficou bem bonita a escadaria vai servir para as pessoas tirarem fotos e até para fazerem atividades físicas, vai ficar bem movimentada”, garantiu o prefeito, pedindo para que a população tenha cuidado e preserve o local. “Se as pessoas puderem nos ajudar a manter a escadaria livre do vandalismo vai ser bom, precisamos cuidar do patrimônio público que é de todos”.
A obra, que começou em outubro deste ano, recebeu novo paisagismo, novos corrimões, postes de iluminação e refletores em led, além de recuperação das laterais, dos espelhos dos degraus, que receberam pastilhas que formam um desenho especial e colorido, e do canteiro central.
“Passo por aqui todos os dias e o local estava abandonado, precisando de uma reforma. É um acesso público importante que facilita bastante a vida das pessoas, principalmente quem tem mais idade. A obra ficou uma maravilha”, garante o morador da Bela Vista, o aposentado Neviton Luiz Gomes, que participou da inauguração ao lado da esposa, Marciana Gomes.
O brilho e as cores das pastilhas que foram usadas nos 78 degraus da escadaria, se destacam na paisagem do Centro da cidade. Mesmo na correria do dia a dia, muita gente parou para admirar e tirar uma foto da obra.
“Amei o resultado final da obra, ficou muito bonito. É um dos melhores locais para tirar uma foto e ganhar muitas curtidas dos amigos na rede social”, afirma a moradora de São Gonçalo, Odete do Espírito Santo, que fez várias selfies para enviar para os amigos do bairro Mutuá.
A publicitária Taísa Brazil participou da idealização do projeto e já está animada com a possibilidade da prefeitura convidar artistas para fazerem a pintura das paredes com arte urbana.
“Muita gente está interessada em pintar as paredes da escadaria. Certamente vai virar um point na cidade, pois vai trazer mais alegria com a possibilidade das pessoas circularem por ali inclusive para fazer fotos. Toda cidade tem um espaço para a arte urbana e Rio Bonito também merece”, declarou empolgada.
Nas redes sociais, a população também elogia a iniciativa e pede a realização de grafite nas paredes para valorizar ainda mais o local. Gabriel Evannuvitty comentou no facebook, que os paredões poderiam ser usados para grafitagem. “Esses paredões brancos poderiam ser usados para pintura por grafiteiros da cidade, iria dar um ar moderno e diferente nessa área”.
Fácil Acesso – A reforma da escadaria foi muito comemorada pela população já que é uma importante via de acesso dos moradores que procuram atendimento medico no Hospital Regional Darcy Vargas e em outras empresas que oferecem serviços de saúde, como consultórios médicos e dentários, ou simplesmente moram nas proximidades.
Já Marluce Mendonça de Lima, que morou por 48 anos numa residência em frente a escadaria, disse que o local era muito diferente.
“Essa escadaria era muito ruim. O local era muito feito e sem segurança. Agora está uma maravilha. A cidade carecia de uma obra como essa”, afirmou a moradora da Serra do Sambê.
A vendedora Ivonete Pinto foi uma das primeiras pessoas a passar pela nova escadaria.
“Aqui está tudo de bom, além de melhorar o acesso, a escadaria também ajuda a mulheres como eu, que já chegaram a terceira idade, a se manterem em forma e deixar “tudo durinho”, garante.
Texto: Denilson Santos
Fotos: Rogério Rodrigues.