Novos agentes de endemias participam de curso preparatório

Combater e prevenir para ter qualidade de vida! Esse é o tema do curso introdutório de formação inicial e continuada para os novos agentes de combate a endemias, realizado nessa quarta-feira (4) no auditório do Centro Administrativo da prefeitura, na Praça Cruzeiro. O objetivo do curso é iniciar o processo de educação permanente do agente, visando ao aprimoramento e ao desenvolvimento das ações de prevenção às doenças e agravos. Nessa primeira etapa do curso, que tem a duração de 40 horas, os 26 novos agentes que foram selecionados através de concurso público, aprenderão toda parte teórica e prática em relação às Arboviroses, doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika, chikungunya e febre amarela.

O curso, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Controle de Endemias, está sendo ministrado pelos técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Alexandre Correa e Paulo César da Rocha Gomes, e vai durar, em média, duas semanas.

“São vinte e nove servidores que, ao final do curso, estarão aptos para o trabalho de campo, ou seja, no controle do vetor do aedes aegypti”, afirmou Alexandre Corrêa.

Segunda Etapa – Os agentes de endemias atuam no combate a doenças epidêmicas realizando a pesquisa larvária em imóveis, aplicando larvicida, entre outras funções sob orientação técnica. O agente também coleta exemplos de vetores em armadilhas para o envio de amostras, verifica denuncias e faz visitas domiciliares. A segunda etapa do treinamento será a parte prática, com atividades de campo e treinamento para preenchimentos dos boletins, que acontece na próxima semana.

“É importante frisar que os agentes de combate a endemias sempre atuam devidamente uniformizados e identificados por crachás, para evitar qualquer tipo de receio por parte da população”, salienta Olício Ferreira, técnico da Secretária de Saúde, que também participa da formação.

Fotos: Rogério Rodrigues