O Centro de Odontologia de Rio Bonito (CORB) realizou um mutirão de atendimentos para reforçar a importância da prevenção e do combate ao câncer de boca, além de incentivar os cuidados com a saúde bucal durante todo o ano. A ação faz parte do Novembro Vermelho e acontece também nas Estratégias de Saúde da Família (ESF). O câncer de boca atinge mais de 15 mil novos casos por ano, principalmente em homens acima dos 40 anos, o ‘Novembro Vermelho’ é uma campanha de alerta para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca, uma das formas mais incidentes de câncer no Brasil.
O câncer é uma doença que pode atingir praticamente todas as áreas do nosso organismo. Ele é caracterizado pela mutação de células saudáveis, que se transformam em malignas e passam a se multiplicar, gerando lesões ou tumores (chamados de neoplasias). Um dos tipos de cânceres mais comuns é o câncer de boca.
O que é o câncer de boca? – De acordo com o Gerente do Centro de Especialidades Odontológicas e Diagnóstico Bucal, José Luiz Lemos, o câncer de boca é um problema que pode afetar qualquer estrutura da cavidade oral — como os lábios, a língua, o céu da boca, as gengivas e as bochechas. Ele se manifesta por meio do aparecimento de tumores, lesões, aftas e feridas nessa região.
Nódulos no pescoço; Sangramentos na boca; Presença constante de sangue na saliva; Dificuldade de abrir a boca; Dificuldade de mastigar; Mau hálito persistente, mesmo sem a presença de problemas dentários; Dentes que ficam moles e caem sem nenhuma explicação são alguns sintomas da doença.
O diagnóstico desse problema começa em uma consulta odontológica. Caso você apresente algum dos sintomas citados, é importante visitar o consultório do seu dentista de confiança e mostrar as lesões para ele. Assim, ele poderá encaminhar para um especialista da área médica, caso julgue necessário.
“O caráter desse tipo de câncer é bem agressivo, fazendo com que o diagnóstico precoce seja a melhor chance do paciente contra a doença. Um dos seus principais problemas está no alto índice metastático, ou seja, na grande possibilidade de o câncer se espalhar para regiões distantes. Dentre as mais afetadas, podemos citar os linfonodos do pescoço, dos pulmões e, até mesmo, os ossos”, explica o dentista.
Quais são os principais tipos?
O câncer de boca pode ser dividido em vários tipos. Eles são:
• Carcinoma verrucoso;
• Carcinoma de células escamosas;
• Carcinoma adenoide cístico;
• Carcinoma mucoepidermoide;
• Adenocarcinofestma;
• Linfomas.
A determinação do tipo de neoplasia só pode ser feita a partir da realização de uma biópsia, exame que identifica as células em um microscópio. Também serão determinadas por conta da localização dos tumores e lesões.
Fotos: Marcelo Gomes


