A secretaria de Saúde encerra nesta quinta-feira (30) a Campanha Novembro Azul, com um evento na Escola José Matoso Fortes, na Praça Cruzeiro. Durante todo o mês foram realizadas ações itinerantes dedicadas a conscientização e combate ao câncer de próstata. Mas os atendimentos diários do Programa de Saúde do Homem continuam no Centro do Coração, na Mangueirinha. O câncer de próstata é uma das doenças mais comuns entre o público masculino, com a estimativa de que um em cada nove homens seja diagnosticado com essa enfermidade.
Com o tema “Se não for pelo amor, vai pela dor”, a campanha em Rio Bonito contou com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e das unidades de saúde do município, que realizou palestras em empresas e em setores da administração pública, além de ações itinerantes em igrejas e na zona rural. A programação da campanha também contou com palestra de Dr. Nelson (cardiologista), médico do Programa Saúde do Homem.
Todos os homens que participaram das ações programadas durante o mês de novembro, receberam orientações e acesso a consultas médicas e, principalmente, ao exame de PSA, que é o principal exame laboratorial destinado ao rastreio do câncer de próstata.
Saúde Itinerante – Os profissionais de saúde fizeram um trabalho itinerante percorrendo as empresas para levar informações e tirar dúvidas dos funcionários. Esse trabalho, que é feito durante o ano todo, tem o objetivo é chamar atenção para os riscos e métodos de prevenção do câncer de próstata, além dos fatores de risco da doença.
Durante o mês de novembro, os profissionais envolvidos na campanha já visitaram setores da administração pública e empresas como Armazém Rio, Eletrodata, Armaço, Coletivos São Geraldo e Rio Ita, Cascata Azul, D+ Brasil, RB Águas, Cicil, Jobel Oficina, Material de Construção Serra do Sambê, Armaço e igrejas, entre outras, com a realização de palestra e coleta de sangue para exame.
“Quando falamos de “Novembro Azul” não significa somente o combate ao câncer de próstata, mas o cuidado integral com a saúde do homem. Esse cuidado vai muito além de consultas médicas. O importante é promover práticas diárias de alimentação saudável, atividades físicas e cuidados com a saúde mental”, afirma o Coordenador do Programa Saúde do Homem, Bonifácio Rosa Silvano.
Baixe a Cartilha Saúde do Homem do Instituto Nacional do Câncer – Ministério da Saúde: https://ninho.inca.gov.br/jspui/bitstream/123456789/15055/3/cartilha_cancer_prostata_2023_2%c2%aaedi%c3%a7%c3%a3o_011123.pdf
Texto: Denilson Santos