
A cidade de Rio Bonito viveu um fim de semana repleto de atividades voltadas à cidadania e ao bem-estar da população. Com ações promovidas pela Prefeitura, por meio de diversas secretarias, a programação incluiu atividades físicas, jogos, momentos de lazer e iniciativas inclusivas que reuniram crianças, jovens, adultos e famílias atípicas.
Logo na manhã deste sábado (12), a Secretaria de Inclusão Social deu início ao 1º Encontro das Famílias Atípicas de Rio Bonito. Realizado na Praça Fonseca Portela, o evento contou com oficinas sensoriais, pinturas, tatuagens, oficina de circo, cama elástica, brinquedos infláveis, brincadeiras, apresentação musical, café da manhã, feira de adoção de animais, aferição de pressão arterial, vacinação, orientações sobre o BPC-LOAS, entre outros serviços e atrações — todos oferecidos gratuitamente ao público.
Com apoio da Prefeitura Municipal de Rio Bonito, a 2ª Caminhada da ASSOCIAÇÃO GAIARB (Grupo de Apoio para Indivíduos com Autismo de Rio Bonito) somou forças à iniciativa da Inclusão Social, trazendo ainda mais movimento à ação. Também com apoio da Prefeitura, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) animou o centro da cidade com um passeio ciclístico, contribuindo para a diversão e integração dos participantes.
O 1º Encontro das Famílias Atípicas contou com a presença do medalhista paralímpico Clodoaldo Silva, conhecido como “Tubarão das Piscinas”, que soma mais de 700 medalhas em sua carreira. O atleta exaltou a importância da iniciativa.
“Eu, Clodoaldo Silva, medalhista olímpico — seis ouros, seis pratas e dois bronzes em cinco Paralimpíadas — estou aqui para prestigiar e, principalmente, parabenizar a Prefeitura de Rio Bonito e a Secretaria que realiza esse trabalho tão lindo, rumo à inclusão para todos”, afirmou.
O objetivo do encontro foi proporcionar integração social, estimular hábitos saudáveis e reforçar o compromisso com a inclusão, por meio da atuação conjunta de profissionais da saúde, educação, assistência social e esportes, garantindo estrutura, segurança e acolhimento para todos os participantes.
“É com muita alegria que realizamos esse encontro inclusivo. Ter essas famílias aqui representa uma quebra de tabu e mostra que o autista, o atípico, tem lugar na sociedade também — que é visto, que pode se divertir e que nunca estará sozinho”, declarou a secretária de Inclusão Social, Ayla Bragança.
Texto: Aila Pinheiro
Fotos: Paulo Roberto Sardinha e Marcelo Gomes