A Orquestra Filarmônica Metropolitana (OFM) fez um mega concerto na Praça Fonseca Portela neste sábado (25), que celebrou o gênio da música brasileira: Heitor Villa-Lobos. O espetáculo faz parte do Ciclo Villa-Lobos, série de concertos da OFM dedicada ao maior compositor das Américas – um artista que transformou o som do Brasil em poesia, natureza e emoção.
Sob a regência do maestro Gustavo Fernandes, a orquestra apresentou um repertório repleto de lirismo, ritmo e identidade nacional, com obras que encantaram tanto o público iniciante quanto os amantes da música de concerto. Percorremos grandes clássicos desde trechos das Bachianas Brasileiras n° 4 e 5, a poesia de “O Canto do Cisne Negro”, até embarcarmos na emocionante viagem da Bachianas Brasileiras n° 2 com “O Trenzinho do Caipira”.
O concerto de música clássica emocionou e encheu os moradores de orgulho de poder curtir esse espetáculo próximo de casa. Entre os sinos da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e as notas de Heitor Villa-Lobos, o público embarcou em uma viagem no tempo, revivendo a grandeza da música clássica brasileira.
A Praça Fonseca Portela ficou lotada de moradores locais e de outras cidades, entres eles, o Presidente do Instituto dos Sonhos, Rafael Vieira, a Diretora da Escola de Música SIBRB, Odilene Guimarães Franco, o Corista da Primeira Igreja Batista de Rio Bonito (PIBRB), Frederico Osório Guimarães, além de secretários municipais, empresários e comerciantes locais, que curtiram uma noite marcada pela beleza, pela emoção e pelo orgulho de viver momentos que encheram o coração de orgulho de viver na cidade.
Texto: Denilson Santos
Fotos: Marcelo Gomes


