A Prefeitura Municipal de Rio Bonito deu início ao reflorestamento de ambientes naturais degradados, através da recomposição da cobertura florestal. A secretaria de Meio Ambiente, com apoio da Guarda Florestal, reuniu alunos das escolas municipais da Posse e Braçanã para plantar as mudas de árvores de espécies nativas da região. O objetivo é recompor as matas ciliares, que são fundamentais para a proteção dos rios do município, na Estrada Mato Alto, no bairro Sambê e às margens do afluente do Rio Bacaxá, em Braçanã, para evitar inundações em dias de chuvas.
O secretário de Meio Ambiente afirmou que esses eventos servem de conscientização sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, mas que o importante é que, no decorrer do ano, a população também ajude na recuperação da mata ciliar para que no futuro não venha faltar água para consumo humano.
“O objetivo dessas ações é criar um processo duradouro de conscientização e contribuir para consolidar atitudes mais proativas da população urbana em favor da sustentabilidade ambiental”, explica o secretário de Meio Ambiente, Christiano Vieira.
O plantio de árvores em áreas de mata ciliar, também conhecidas como áreas de preservação permanente (APP), é crucial para a recuperação de ecossistemas e a manutenção da qualidade dos recursos hídricos. Essa prática, também chamada de reflorestamento, visa restaurar a vegetação nativa nas margens de rios, córregos e outros corpos d’água, trazendo múltiplos benefícios ambientais.
Durante as ações estiveram presentes o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Major Christiano Vieira, o Fiscal de Atividades Urbanas, Geovane Geraldo, a Coordenadora de Projetos de Educação Ambiental, Margarete Melo, a Bióloga e Educadora Ambiental, Marianne Oliveira, além do Agente da Guarda Municipal Ambiental, Ângelo da Silva e Jardel Cardoso, entre outros.
Texto: Denilson Santos
Fotos: Junior Moraes