O programa de saneamento rural, fruto da parceria entre a Prefeitura com o Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara, já é um sucesso entre os moradores de Rio Bonito. Das 100 residências que serão beneficiadas, 60 já estão cadastradas e aptas a receber o sistema de biodigestor. O trabalho das equipes responsáveis pela instalação começou pelo bairro Basílio.
Esse sistema é como se fosse uma fossa que utiliza uma solução inteligente, sustentável e prática de tratamento do esgoto doméstico. A prática impede a poluição do meio ambiente e ajuda a cuidar da higiene, sendo essencial para a manutenção dos mananciais rio-bonitenses, que possuem casas ao redor.
Vale lembrar que associações de moradores, equipes de agentes comunitários da saúde e da assistência social, e as empresas responsáveis pela execução do programa estão realizando visitas aos moradores dos bairros contemplados para prestar esclarecimentos das informações sobre instalação dos biodigestores.
Bairros contemplados – As residências contempladas fazem parte da microbacia do Rio Caceribu que corta os bairros Basílio, Braçanã, Braçanã de Cima, Cambucás, Lagoa Verde e Cachoeira dos Bagres.
Texto: Natan Duarte