A secretaria de Assistência Social realizou um evento de conscientização alusivo ao “Maio Laranja – campanha educativa sobre o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. A campanha “Maio Laranja”, realizada nessa segunda-feira (20), na Praça Fonseca Portela, contou com a participação de profissionais das equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) que fizeram a distribuição de folhetos informativos para pedestres e motoristas, sobre como f combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. As denúncias que podem ser feitas por qualquer pessoa nas unidades municipais e também através do Disque 100. Dia 18 de maio é o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil.
Esse é um dos vários eventos com a participação de profissionais da secretaria de Assistência Social para reforçar a necessidade de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. O objetivo é discutir e mostrar formas efetivas para prevenção da violência sexual desse público e boas práticas para o enfrentamento de situações dessa natureza.
“Hoje 20 de maio, campanha sobre o combate à violência sexual de criança e adolescentes. Essa campanha viabiliza e sensibiliza sobre este tipo de violência em nosso País. Importante que as ações que nesse dia, sirva de incentivo e para qualificar as ações de prevenção e enfrentamento das violências durante todo ano, como forma de proteger efetivamente as crianças e adolescentes do nosso país”, afirma a assistente Social da secretaria de Assistência Social, Josi Penco.
Dique 100 – Para denunciar casos de violação dos direitos de crianças e adolescentes, incluindo a violência sexual, os cidadãos podem utilizar o Disque 100 – Disque Direitos Humanos. O número é o canal de recebimento de denúncias de violação de direitos dessa natureza e atende 24 horas, durante todos os dias da semana.