Jovens que completam 18 anos em 2021 devem fazer o alistamento militar até 30 de junho

Os jovens que completam 18 anos em 2021 têm até o dia 30 de junho para realizar o alistamento militar. O serviço militar é obrigatório e tem duração de um ano. Por conta da pandemia de Covid-19, a preferência é de que o processo de alistamento seja feito pelo site: www.alistamento.eb.mil.br. Mas aqueles que não tiverem acesso à internet podem realizar a inscrição pessoalmente na Junta de Serviço Militar de Rio Bonito, localizada na Rua Desembargador Itabaiana de Oliveira, 95 – Centro (Antigo Fórum), das 8 às 12 horas, levando o RG, CPF e comprovante de residência (para os não nascidos em Rio Bonito).

O Serviço Militar consiste no exercício das atividades desempenhadas pelas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) em defesa da nação. O alistamento é obrigatório no Brasil desde 1906 para jovens com 18 anos ou mais, inclusive aos portadores de deficiência física e mental. Quem não se alistar não poderá tirar passaporte, prestar vestibular para instituições de ensino, tirar carteira de trabalho nem ingressar no serviço público ou privado.

“Os jovens nascidos até o dia 30 de junho de 2003 estão isentos de pagar a multa”, afirma a secretária da Junta Militar de Rio Bonito, Susana Miranda.