Hemonúcleo faz campanha de doação de sangue para o Carnaval

Não saia do ritmo, entre no bloco da solidariedade e doe sangue. Para que a falta de doadores não vire um problema durante o Carnaval, a secretaria de Saúde de Rio Bonito, através do Centro de Hemoterapia Municipal, convoca toda a população para doação. A intenção é manter os estoques de bolsas de sangue, principalmente os de plaquetas, que tem validade de apenas cinco dias e são essenciais para o tratamento de pacientes com leucemia, além de outros casos de indicação médica. Uma doação pode ajudar quatro pessoas.

O Hemonúcleo vem encabeçando uma campanha com o intuito de manter o estoque de bolsas de sangue. O foco da mobilização é buscar sensibilizar e incentivar as pessoas para não deixar a doação para depois do Carnaval.

“Nesta época do ano, a demanda costuma crescer devido ao aumento do número de acidentes, mas a quantidade de doadores diminui bastante. A campanha de Carnaval do Hemonúcleo quer reverter este quadro e conseguir aumentar o estoque de sangue”, afirma Diretora Administrativa da unidade, Patrícia de Azevedo Carvalho de Almeida.

Requisitos para doação – Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Não é necessário estar em jejum, apenas devem-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes.

O Centro Municipal de Hemoterapia funciona na Avenida Martinho de Almeida, 222 – Mangueirinha – Rio Bonito – RJ, de 2ª a 6ª feira, das 7h às 12h (Anexo ao Loyola) –  Tel. 2734-9705.