Os Guardas Municipais estão fazendo treinamento em primeiros socorros. O curso é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Segurança e Ordem Pública e o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Rio Bonito. Esse treinamento, realizado na sexta-feira (5), visa capacitar os agentes para prestar o atendimento inicial em emergências até a chegada das equipes médicas especializadas, que são acionadas pelo Telefone 192. Este tipo de capacitação é fundamental para que a Guarda Municipal, como a primeira força de resposta a chegar ao local de um acidente, possa garantir a segurança da vítima e iniciar os procedimentos necessários para preservar a vida até o acionamento completo do SAMU.
Embora não seja o foco primordial do trabalho da Guarda, esse tipo de demanda é atendida com relativa frequência. Acidentes de trânsito, pessoas que necessitam de alguma ajuda, como idosos, pessoas com deficiência, dependentes químicos, engasgos de crianças, adolescentes em situação de risco social ou em situação de rua buscam apoio no agente público, que se encontra de serviço nas ruas. Nestes casos, a corporação procura intervir de forma humanizada, oferecendo apoio e fazendo o encaminhamento, conforme necessidade, para a rede de saúde do município.
O curso, organizado pelos profissionais do SAMU, teve momentos teóricos e práticos, além de uma oportunidade para os guardas tirarem dúvidas. Foram abordados diversos temas, como desobstrução de vias aéreas, contenção de hemorragia e fratura exposta, dentre outros.
“As aulas são fundamentais, pois o agente tem como avaliar a situação do paciente, dar o primeiro atendimento e, na chamada ao telefone 192 do Samu, repassar todas as informações para a equipe médica. Isso significa salvar vidas”, explica o diretor do Departamento Geral de Trânsito (DEGETRAN), Lucilei de Souza Penco.
Serviço Móvel – O SAMU 192 é um serviço de saúde público e gratuito que oferece atendimento pré-hospitalar em situações de urgência e emergência no Brasil, disponível 24 horas por dia. O serviço é acionado através do número 192, que pode ser usado de qualquer telefone, inclusive fixo ou móvel sem créditos. O atendimento começa com uma ligação para a central, onde um telefonista fornece orientações iniciais e o Médico Regulador decide se envia ou não uma unidade móvel de socorro, como uma ambulância ou motolância.
Texto: Denilson Santos


