Os inscritos e homologados para participar do processo de escolha dos novos conselheiros tutelares de Rio Bonito, participaram um curso de capacitação. A temática principal foi pautada no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ministrado pela Assistente social Andréa Baptista, especialista em Gestão da Atenção Básica e Promoção do Desenvolvimento Social pela Fiocruz, e formada em Administração Pública pela Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj).
Ela fez uma abordagem histórica de como era o tratamento com o público infantojuvenil, no passar do tempo, considerando os aspectos culturais e étnicos de cada sociedade. Essa capacitação, que está prescrita no Edital, serviu de embasamento para a prova de conhecimentos que foi aplicada pelo CMDCA no dia 06 de agosto, no Auditório do Cento Administrativo da prefeitura, na Praça Cruzeiro.
O processo de escolha dos membros consiste em eleição pelo voto facultativo e secreto de eleitores com domicílio eleitoral no município de Rio Bonito. A eleição acontece no dia 1 de outubro e os cinco novos conselheiros serão empossados em 10 de janeiro de 2024.