Um evento eclético e que caiu no gosto popular. Assim é a Feira Agro, que completou dois anos valorizando a agricultura familiar. A comemoração, realizada nesta quarta-feira (12), reuniu produtores rurais e moradores que frequentam o local, além do prefeito Leandro Peixe, do secretário de Agricultura, Teilor Cerqueira, e do secretário de Agricultura de Itaboraí, Abílio Pereira, além de representantes da Emater, entre outros. Um café da manhã marcou a data de aniversário e também a ampliação do espaço, que tem cerca de 100 produtores inscritos.
Toda a quarta-feira, os moradores da região têm um encontro marcado na Praça Fonseca Portela, no Centro. Nas barracas é possível comprar legumes, verduras e frutas, como aipim, abóbora, chuchu, jiló, pimentão, banana, caqui, além de queijo, doces, geleias, chip de aipim, chip de banana, artesanato e produtos da gastronomia local, entre outros, diretamente do produtor rural.
“A agricultura é uma das principais vocações de Rio Bonito, por isso buscamos sempre investimentos para fomentar a economia local. E a parceria com o Governo do Estado do Rio é fundamental para esse desenvolvimento”, afirma o prefeito Leandro Peixe.
Parceria com o Governo do Estado – A assinatura de um Termo de Cooperação Técnica com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, tem sido fundamental para o desenvolvimento e beneficamente dos produtores rurais e agroindústrias do município. O acordo prevê o suporte técnico e auxílio científico, além de assessoria para projetos de inovação tecnológica voltadas para a manutenção e preservação ambiental do meio rural, associado ao desenvolvimento sustentável das potencialidades agropecuárias do município.
“Esses dois anos de Feira Agro representa o resultado do trabalho que foi iniciado no campo da pesquisa e do desenvolvimento de novas técnicas, possibilitando ao produtor rural ter uma efetividade na sua produção, aumentando a sua rentabilidade e reduzindo as perdas”, explica o Diretor Administrativo da Pesagro, Erik Pereira.
Valorização do Produtor Rural – Desde o ano passado, a secretaria de Agricultura vem ampliando o número de barracas no local. O objetivo da Feira é resgatar a vocação natural da região, rica na produção rural. O foco do trabalho é a valorização dos trabalhadores da zona rural e a criação de um entreposto de comercialização dos produtos. Os agricultores recebem assistência técnica da secretaria de Agricultura que auxilia na produção de mudas, orientam no preparo mecanizado do solo e prática de cultivo, com suporte de tratores, além de informações e orientações sobre legalização das propriedades.
“Uma das nossas preocupações com a criação e ampliação da Feira, foi resgatar e incentiva a vocação natural do município, que é a agricultura, além de garantir viabilidade econômica, retorno financeiro e a qualidade de vida dos produtores e de seus familiares. Hoje estamos comemorando o sucesso desse trabalho”, garante o secretário de Agricultura, Teilor Cerqueira.
Texto: Denilson Santos