A Secretaria de Saúde segue aprimorando seus processos de gestão, com o compromisso de alcançar um padrão de excelência compatível com as necessidades e expectativas dos cidadãos do município. Nesta quinta-feira (22) os profissionais responsáveis pela coordenação das Linhas de Cuidado e de Serviços da Atenção Especializada participaram de uma reunião para uma análise aprofundada da qualificação e do fortalecimento das Linhas de Cuidado, com foco na melhoria contínua dos serviços prestados à população. O encontro, realizado na Casa da Futura, na Mangueirinha, teve como objetivo o alinhamento estratégico e a reflexão técnica sobre os processos de trabalho. De forma transparente e responsável, foram discutidas não apenas as metas estabelecidas, mas também as fragilidades identificadas nos processos assistenciais.
Cada coordenação apresentou um diagnóstico criterioso de seus pontos de melhoria, acompanhado de propostas de planos de ação concretos, voltados à qualificação dos processos assistenciais e fortalecimento das competências institucionais ao longo da rede de atenção. A gestão municipal entende que a qualidade na saúde pública se constrói com seriedade, planejamento e enfrentamento dos desafios.
Esse movimento de análise interna é fundamental pois fortalece a gestão, estimula o desenvolvimento técnico e comportamental dos profissionais, promovendo uma atuação mais qualificada e segura. Além disso, substitui práticas improvisadas por planejamento estruturado, baseado em dados, indicadores e monitoramento contínuo, assegurando que as melhorias internas resultem em atendimento mais eficiente, resolutivo e humanizado à população.
“A observação técnica e a identificação de oportunidades de melhoria passam a ser compreendidas como instrumentos essenciais para a evolução dos serviços. Dessa forma, a gestão municipal reafirma seu compromisso com uma saúde pública que aprende, evolui e se fortalece continuamente, sempre orientada pelo interesse coletivo e pela integralidade do cuidado ofertado, garante a secretária de Saúde, Cintia Fernanda.


