Encerramento das oficinas dos CRAS reúne alunos e professores

A secretaria de Promoção Social realizou, nesta semana, o encerramento das oficinas que são realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Basílio, dia 10, e do Centro, nesta quinta-feira (12). As oficinas, que acontecem no decorrer do ano, tem o objetivo de estimular o convívio social comunitário e a potencialidade dos usuários atendidos. São oferecidas oficinas de ballet (para crianças de 4 a 12 anos), manicure, zumba e ginástica rítmica, muay thai, trabalhos manuais, customização, artesanato em feltro, biscuit, desenho artístico, estética e beleza, entre outros.

No final das oficinas, que tem a duração de três meses, todos os alunos ganham um certificado de participação. O evento do CRAS Centro foi realizado na Sociedade Musical e Dramática Riobonitense, e contou com a participação da Coordenadora de Proteção Social Básica, Renata Toledo, da Coordenadora do CRAS Espaço Família, Lidia Moreno, além de professores, alunos e familiares.

A entrega dos certificados de participação reuniu alunos e professores. A estudante Isabela da Silva, 26, foi uma das formandas após participar da oficina de manicure e estética.

“Foi muito bom fazer essa oficina. Eu já fazia unhas, mas aprendi as técnicas corretas para desempenhar  melhor essa função. O meu sonho é abrir meu próprio salão de beleza e trabalhar cuidando da beleza das clientes. Os professores são excelentes e já estou me preparando para fazer outro curso na mesma área”, afirmou a moradora do Boqueirão, ao lado do seu filho Enzo, de um mês.

Já a aluna Guiomar Claudia, 49, da Serra do Sambê, também pretende continuar participando das oficinas do CRAS, mesmo depois de participar do curso de Biscuit.

“Eu já tinha noção de crochê e bordado, mas aprendi muita coisa na oficina de Biscuit. A minha intenção é me qualificar cada vez mais nesse setor e trabalhar profissionalmente”, garante a estudante que ainda pretender fazer a oficina de estética e beleza.

De acordo com a secretária municipal de Promoção Social, Lilian Antunes, esse momento de culminância dos projetos é fundamental.

“Os serviços dos Cras são muito importantes para a formação das pessoas. Enquanto algumas cidades estão fechando os Cras, encerrando a oferta de oficinas e atividades, a gente mantém esse trabalho, por entender que ele é muito importante. É a garantia de novas habilidades para muitas pessoas”, afirmou a secretária.

Quem compareceu no evento também pode curtir a exposição de trabalhos feitos nas oficinas de biscuit e apresentações de balé e zumba. No dia 17 de dezembro acontece a culminância dos projetos no Cras do Parque Andrea.

Foto: Galileu