Em Rio Bonito, homenagem aos pais teve orientações sobre a saúde do homem

Os profissionais que atuam no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do Centro, organizaram uma homenagem para todos os pais e seus familiares que são usuários das oficinas e programas da secretaria de Promoção Social. Além de uma palestra sobre a “Saúde do Homem”, foram disponibilizados outros serviços para quem participou do evento, como corte de cabelo, além de um café da tarde.  Para aqueles entre 20 e 59 anos de idade e que, de alguma forma, não conseguem fazer os exames preventivos em dia, foi apresentado o Programa de Saúde do Homem, que funciona no Centro do Coração, na Mangueirinha, e possui uma equipe formada por médico (urologista), nutricionista e enfermeiro. Além dos atendimentos rotineiros as terças e quintas-feiras, das 8 às 17 horas, também são realizados atendimentos itinerantes nas empresas.

Segundo o coordenador do Programa de Saúde do Homem, Bonifácio Rosa Silvano, foi firmado uma parceria com os Agentes Comunitários de Saúde, que atuam diretamente nas comunidades, para aumentar a área de atuação e o número de homens beneficiados. A meta da prefeitura de Rio Bonito é criar ações que facilitem o acesso do público masculino aos serviços de prevenção à saúde do homem, sobretudo os serviços oferecidos na Rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente o programa oferece, gratuitamente, vários exames como controle de peso, teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatite, entre outros.

“Hoje tivemos a oportunidade de falar um pouco do trabalho que realizamos no Centro do Coração, Unidade de Atenção Especializada em Saúde, que se tornou referência nesse trabalho no município e concentra grande parte dos atendimentos e dos serviços ligados à saúde do homem.  A unidade oferece à população atendimento nas áreas de cardiologia, endocrinologia, urologia e nutrição, além da realização de eletrocardiograma e de sessões de fisioterapia de Reeducação Postural Global (RPG), afirmou o enfermeiro.

Durante a sua palestra, Bonifácio Rosa apresentou dados do Ministério da Saúde, onde a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Quando comparado com as mulheres, o tempo de vida do homem é sete anos menor. As doenças isquêmicas do coração, como o infarto do miocárdio, seguida das moléstias cardiovasculares, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC) pneumonia, cirrose e diabetes estão entre as principais causas de mortes do sexo masculino.

Atividades o ano todo – Em Rio Bonito, as unidades dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) estão localizadas nos bairros do Basílio, Centro e Parque Andréa, com o horário de funcionamento de 8h às 17h. Nos CRAS são disponibilizadas diversas atividades, oficinas e profissionais da área de Serviço Social para atender prioritariamente às famílias cadastradas no programa Bolsa Família. Cerca de 250 crianças participam das oficinas dos CRAS de Rio Bonito, que oferecem aulas de karatê, música, moda sustentável, estética, manicure, biscuit, ginástica rítmica, tênis de mesa, taekwondo, artesanato em feltro, entre outros. Somente na unidade do Centro são 106 alunas que participam do ballet e 42 da ginástica rítmica.

“Esses eventos fazem parte do planejamento anual das nossas atividades. Esse encontro faz parte dos objetivos do CRAS, que é o de agregar as pessoas nas oficinas e atividades que são oferecidas diariamente pela secretaria de Promoção Social, para que elas possam expandir a realidade em que vivem”, afirma a Coordenadora da Proteção Social Básica da Secretaria de Promoção Social, Renata Toledo, acrescentando que todos os CRAS realizaram atividades em homenagem aos pais.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

22°C
Overcast clouds

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura