O prefeito Marcos Abrahão participou da entrega dos kits do projeto LEGO Braille Bricks, fruto de uma parceria com a LEGO e a Fundação Dorina Nowill. Esses kits, composto por 350 peças de LEGO adaptadas com o sistema Braille, foram disponibilizados às Salas de Recursos e escolas que atendem estudantes com deficiência visual, permitindo que o aprendizado do alfabeto e da leitura se torne mais lúdico e acessível. A cerimônia de entrega dos kits, realizadas no Centro Administrativo da prefeitura, contou com a presença do vice-prefeito Carlos Magno Albino, da diretora do Departamento de Ensino, Agna Sillos Soares, e profissionais da secretaria de Educação.
Para garantir o uso pedagógico adequado do material, os professores da rede municipal que irão utilizar os livros participaram de um curso gratuito de capacitação, com carga horária total de 100 horas. A formação, totalmente online, combinou aulas ao vivo semanais, com duração de duas horas (equivalentes a 20% da carga horária), e atividades assíncronas realizadas por meio de uma plataforma digital, que correspondem aos 80% restantes do curso.
Os participantes do curso tiveram acesso à conteúdo específico sobre o uso dos blocos Braille, estratégias de ensino inclusivo e práticas pedagógicas voltadas à alfabetização de estudantes com deficiência visual.
“O programa visa promover a inclusão de alunos cegos e com baixa visão, utilizando blocos de montar que unem o Braille e a escrita tradicional para o aprendizado da alfabetização de forma lúdica e inclusiva”, explica a secretária de Educação, Monica Magrini.
Inclusão começa com formação – A inclusão escolar passa, principalmente, pela atuação dos professores, que estão na linha de frente do processo de aprendizagem e fazem a diferença na construção de uma educação mais acessível e igualitária. Preparar esses profissionais para lidar com diferentes realidades em sala de aula é essencial para garantir que todos os estudantes, inclusive aqueles com deficiência visual, tenham acesso a um ensino de qualidade.
Texto: Denilson Santos
Fotos: Marcelo Gomes