A Secretaria de Educação realizou nesta terça-feira (12), a Aula Inaugural do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O evento, que aconteceu no Colégio Municipal Maurício Kopke, no Centro, marcou o início das ações do programa federal no município, que tem como objetivo garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa, além de promover a colaboração entre a União, estados e municípios para fortalecer a alfabetização.
Em abril, a prefeitura de Rio Bonito abriu inscrição para preencher as vagas do Curso Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), voltado para professores do 1º ao 5º ano, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e técnicos da educação das escolas municipais, organizada em cinco trilhas normativas, cada uma voltada para um perfil profissional específico, garantindo a personalização e à adequação dos conteúdos às necessidades de cada grupo.
O conteúdo dessa formação contribuiu para o desenvolvimento profissional com certificação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), carga horária de 32 horas presenciais e 64 horas online (EAD), acesso a metodologias e estratégias inovadoras, aprimoramento da alfabetização e recomposição das aprendizagens.
Crianças Alfabetizadas – A secretária municipal de Educação, Mônica Magrini, afirmou que o CNCA é uma iniciativa do Governo Federal que tem como meta garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do 3º ano do Ensino Fundamental I, fortalecendo as habilidades de leitura e escrita ao longo dos Anos Iniciais.
“A formação continuada foi essencial para garantir avanços na aprendizagem e no desenvolvimento das nossas crianças. Este programa contribui não apenas com a alfabetização na idade certa, mas também com o fortalecimento da gestão escolar e das práticas pedagógicas. É um investimento direto na qualidade da educação pública de Rio Bonito”, garante a secretária.
A aula inaugural contou com a participação dos educadores que fazem parte das diferentes trilhas formativas. A iniciativa marca um novo capítulo na busca pela alfabetização plena, com qualidade e equidade para todas as crianças no município.
“O CNCA não é apenas um programa de formação, mas um compromisso coletivo com a qualidade da educação básica. É sobre garantir que cada criança tenha acesso a uma alfabetização sólida, que é a base para todo o restante da trajetória escolar”, afirma o subsecretário de Educação, Sergio Magalhães.
Texto: Denilson Santos
Fotos: Marcelo Gomes