Nesta terça-feira, dia 10 de outubro, comemoramos o Dia Nacional das Guardas Municipais. Para comemorar a data, as Secretarias de Segurança, Ordem Pública e de Educação se uniram para realizar diversas atividades nas escolas, utilizando o efetivo da Guarda Municipal para levar orientações aos estudantes sobre segurança de modo geral, com foco na educação no trânsito. Com o tema “Pare e Pense”, os agentes da Guarda Civil Municipal realizam um momento de alerta, conscientização e reflexão em prol da segurança no trânsito.
O projeto estimula o conhecimento e interesse dos estudantes e transmite a importância da cultura da prevenção de acidentes. A ação faz parte de um projeto desenvolvido pela Guarda Municipal com foco na humanização das relações no trânsito. Os alunos participaram de leituras, palestras e realizaram ações pedagógicas diversificadas. O projeto já passou pelas escolas municipais Serra do Sambê, Professor Antônio Ferreira, Professor Santos Loureiro, Maria Ferreira de Souza Carvalho, Castro Alves, Duque de Caxias, Professora Anitta de Souza Moraes, Maria Lydia Coutinho, Governador Roberto Silveira, Oscar Moreira Soares, entre outras.
Dia da Guarda Municipal – A Lei Federal n° 12.066/2009 instituiu o dia 10 de outubro como o Dia Nacional das Guardas Municipais, instituições responsáveis para, no âmbito dos municípios, zelar pela proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas, pela preservação da vida e patrulhamento preventivo. A Guarda Civil Municipal Rio Bonito foi criada em 16 de agosto de 1999, com sua primeira sede na Rua Doutor Francisco de Souza n°255, Centro, e tem desempenhado um papel fundamental na proteção aos moradores, organização do espaço público, trânsito, eventos, entre outros. Profissionais que se desdobram em diversas funções para manter a ordem e gerar segurança à população.
Além da segurança, a Guarda Municipal também é responsável pela segurança e ordenamento do trânsito, com a realização de ações positivas e legais para melhorar o trânsito e garantir segurança para pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas. Práticas saudáveis como o uso do cinto de segurança, da cadeirinha, do capacete, respeito às faixas de pedestre, não estacionar em calçadas e não utilizar o celular ao volante faz parte das ações propostas que são colocadas em práticas diariamente pelos agentes do Departamento Geral de Trânsito (Degetran).
Ronda Escolar – A Ronda Escolar diurna e noturna é outra atribuição da Guarda Civil Municipal. Ela é feita diariamente utilizando carros e motos nos deslocamentos, que abrange escolas localizadas nos bairros do Centro e da Zona Rural. O objetivo do programa é coibir assaltos e a venda de drogas ao redor dos colégios, evitar possíveis depredações do patrimônio público, além de garantir mais segurança para professores e alunos. O planejamento do trabalho é feito em conjunto com os diretores das unidades de ensino, que apontam os principais problemas enfrentados por cada escola. A partir daí, é elaborado um planejamento com as ações que são feitas durante a Ronda Escolar.