Dia da Consciência Negra é celebrado em Rio Bonito

Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, a Prefeitura vem realizando eventos durante a semana. O primeiro deles foi promovido pela secretaria de Promoção Social na segunda-feira, 18, com várias atividades na Praça Fonseca Portela.

A ação marcou a culminância do projeto Menina Bonita do Laço de Fita desenvolvido durante os meses de outubro e novembro nos três Centros de Referência de Assistência Social do município, localizados no Centro, Parque Andrea e Basílio. Nesses dois meses os CRAS trabalharam nessas comunidades a questão da etnia, gênero, preconceito e principalmente de raça.

“Nesse projeto focamos no fortalecimento dos vínculos sociais e comunitários valorizando o papel e a importância do negro na nossa sociedade e mostrando que não deve haver distinção de raça e gênero”, disse a Coordenadora de Proteção Social Básica, Renata Toledo.

A secretaria de Promoção Social Lilian Antunes ressaltou a importância do evento no combate ao preconceito.

“Hoje é um dia de comemoração, de valorização dos Negros que são tão importantes e mais ainda do respeito entre as raças. Devemos ensinar desde criança as pessoas a propagarem e cultivarem o amor”.

O evento contou com oficina de bijuterias afro, participação da Beleza Natural com hidratação e penteados, tranças nago, maquiagem, oficina de turbante, exposição de todos os trabalhos manuais realizados no projeto, desfile, apresentações musicais, de Muay Thai e Zumba.

As comemorações em alusão a data continuam na próxima sexta-feira, 22, no Centro Cultural B. Lopes, em Boa Esperança, a partir das 13h. A secretaria de Cultura e Turismo, em  parceria com a Promoção Social, prepara várias atividades.