A prefeitura de Rio Bonito, através da Secretaria de Esporte e Lazer, comemorou na ultima terça-feira, dia 17, o Dia Municipal do Esporte, criado em 2013 com o objetivo de homenagear atletas e personalidades esportivas a cada ano. Na ocasião, foram entregues Certificados de Méritos Esportivos e Medalhas Maurício Hanna Badr a pessoas e projetos que, de forma direta ou indireta, contribuíram para o desenvolvimento da prática esportiva na cidade, no ano de 2019.
A solenidade, realizada num palco montado na Praça Fonseca Portela, no Centro, contou com a presença do prefeito José Luiz Mandiocão, das secretárias municipais Daniela Rodrigues (Agricultura) e Carmem Motta (Cultura e Turismo), do ex-vereador Aissar Elias, autor da lei que instituiu o Dia do Esporte, além dos professores Humberto Pinto Corrêa, André Ferreira (Representante da secretaria de Esporte e Lazer) e Ézio Santos, que representou o Colégio Rio Bonito e a família do patrono Maurício Badr, entre outros.
Entre os 20 homenageados que receberam o Certificado de Honra ao Mérito do Dia Municipal do Esporte, estão atletas do futebol, ciclismo (individual e dupla), futevôlei, handebol, tênis de mesa, rugby em cadeira de rodas, taekwondo, hipismo rural, corrida e kickboxing.
Já a medalha Maurício Badr foi destinada a pessoas e projetos que contribuíram para o desenvolvimento do esporte em 2019, divididos em cinco categorias.
Na categoria Professor de Educação Física com destaque em Projeto Esportivo a vencedora foi a atleta de kickboxing, Rafaela Castilho Oliveira Augusto, que desenvolve o projeto social de Kickboxing “Transformando Crianças e Adolescentes”, que funciona no bairro da Viçosa, e atende 35 crianças, de 6 a 17 anos.
O Projeto Social “Construindo Vidas”, do Boqueirão, que funciona no bairro desde 2009, também foi homenageado na categoria Projeto Social através do esporte. São aproximadamente 130 crianças e adolescentes beneficiadas com atividades de iniciação esportiva como futebol, futsal, capoeira e voleibol.
A Atleta Revelação deste ano foi Lívia Souza de 17 anos, da equipe Waguinho TKD (Taekwondo), medalhista de ouro no campeonato carioca e 1ª do Ranking carioca, entre outros prêmios. Já a eleita Atleta de Destaque foi Adriana Pereira da Silva Rosa (Drica), moradora da Caixa D’água. A Medalha Mérito Esportivo ficou com o paratleta do ciclismo, Ronan da Motta Fonseca, que pedala na categoria H5 para deficientes com amputação dos membros inferiores.
O “Dia Municipal do Esporte” foi criado através da lei 1876/2013, de autoria do vereador Aissar Elias com o objetivo é homenagear atletas e personalidades esportivas.
Texto: Denilson Santos
Fotos: Galileu