Defesa Civil Municipal está realizando esta semana uma simulação de emergência com evacuação de alunos, professores e demais funcionários nas escolas do município. O exercício começou pela escola estadual Professor Dyrceu Rodrigues da Costa, nesta segunda-feira (7), juntamente com os agentes da Defesa Civil Estadual. O simulado incluiu atividades de conscientização e prevenção de acidentes, além de simulados de escape em edificações, escolas e comunidades localizadas em áreas de risco, e contou com a participação do Coordenador Municipal de Defesa Civil, Vanderlei Amaral da Silva, e do Agente de Defesa Civil, David Cardoso.
O exercício simulado de evacuação continua na próxima sexta-feira (11) no Colégio Municipal Mauricio Kopke, no Centro, às 10 h, e no Colégio Dr. Kingston Guimarães de Souza Motta, em Boa Esperança, à tarde. As ações têm como objetivo consolidar a cultura de prevenção entre a população. De acordo com o Coordenador Municipal de Defesa Civil, Vanderlei Amaral da Silva, instruir a comunidade escolar para uma correta atitude em situação de desastres representa uma importante atitude de fortalecimento da cultura preventiva e de aprimoramento da resiliência.
“Atuar com um público específico, que são as crianças, apresentando de forma lúdica os conceitos de defesa civil, fortalece as bases para a construção de cidadãos e comunidades mais protegidas. É fundamental a mobilização da sociedade para diminuir as ameaças e tornar as respostas a acidentes mais eficientes”, garante Amaral, que também está preparando o plano para enfrentamento de ocorrências envolvendo chuvas fortes ao longo do verão.
Texto: Denilson Santos