A secretaria de Saúde intensificou a campanha Outubro Rosa que, durante este mês, vem promovendo ações de conscientização sobre o câncer de mama. A campanha, que ocorre todos os anos, faz parte de um movimento mundial para promover maior acesso aos serviços de diagnósticos e prevenção à doença, contribuindo assim para a redução da mortalidade.
Durante todo o mês de outubro, foram executadas diversas ações voltadas à prevenção do câncer de mama e do colo do útero, como exames, palestras, coleta e entrega de preventivos, entre outros, nas unidades de saúde. Essas ações estão sendo feitas através do Programa “Cuidar Outubro Rosa”, tem o objetivo de melhorar a saúde e o bem-estar da população, com foco em zerar as filas de atendimento, principalmente de exames mais complexos, acelerar consultas e oferecer diversos serviços de saúde.
O Cuidar Outubro Rosa foi realizado no Ambulatório Municipal de Boa Esperança, com o objetivo de reduzir a demanda reprimida com atendimentos voltados à mulher como: Nutricionista, e exames laboratoriais, como mamografia da mama e ultrassonografia, fundamentais para prever o risco de tumores em sua fase inicial, entre outros. Também teve ações voltadas para as crianças.
Durante essas ações são disponibilizados atendimentos e exames de livre demanda (que não precisa de marcação), como dentista, preventivo, clínica geral, ginecologista, nutricionista, massoterapia, ventosaterapia, além aferição de pressão arterial, teste de glicemia, e atividade física como RitBox, que combina ginástica, treino funcional, dança e música para criar um treino ritmado e divertido, focado em queima de calorias, fortalecimento muscular, aumento da resistência e bem-estar geral.
ESF com Horário Estendido – Durante o “Cuidar Outubro Rosa” as Estratégias Saúde da Família (ESFs) do Parque Andrea, Bela Vista, Parque Indiano, Boqueirão e Serra do Sambê, estarão com atendimento com horário estendido, das 9 às 20 horas, para coleta de preventivo e solicitações de momografia em livre demanda. Nesses locais específicos, o horário de atendimento foi estendido, principalmente para beneficiar as mulheres que trabalham e precisam fazer esses exames.
Texto: Denilson Santos
Fotos: Marcelo Gomes


