O Plenário Zely Miranda, da Câmara Municipal de Vereadores de Rio Bonito, foi o local escolhido pela Secretaria Municipal de Assistência Social para se reuniu com a sociedade civil afim de escolher os membros representantes do Conselho Municipal da Juventude. A eleição foi realizada na tarde da última quinta-feira (14).
A atuação do futuro conselho se baseará na construção de políticas afirmativas de promoção e garantia dos direitos dos jovens rio-bonitenses, e na colaboração ativa de um pensamento coletivo nas demandas da cidade. O conselho proporciona um espaço para que os jovens possam expressar suas opiniões, necessidades e demandas, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e consideradas nas políticas públicas.
Os escolhidos para compor o Conselho Municipal da Juventude pela sociedade civil foram os jovens: Wendel da Conceição Siqueira e Cleiton Correia Pimentel (movimento estudantil do segmento universitário), Stefany Oliveira Liseu e Sara Vieira da Silva (movimento estudantil do segmento secundarista), Weverton Cardoso Paraizo e Jakson Fernandes da Conceição Sima (juventude religiosa organizada), Pedro Lucas Araújo Costa e Carolayne Sales Martins Silva (Associações de Moradores) e Kaylane Braga Pinto e Ana Clara Rodrigues da Silva (juventude organizada em torno do Esporte, Cultura e/ou Turismo).
Já pela administração pública, os indicados foram Natalia Cardoso Silva (Secretaria de Educação), Caryne Borges Gama (Secretaria de Cultura) e Beatriz Silva (Secretaria de Assistência Social).
De acordo com a Secretaria de Assistência Social, o Conselho Municipal da Juventude é uma ferramenta fundamental para garantir que os jovens tenham uma voz ativa nas decisões políticas, sociais e culturais de seu município. Além de empoderar os jovens na participação de um espaço de deliberação e organização, desenvolvendo habilidades de liderança, comunicação e trabalho em equipe, o que os capacita a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades.