Em comemoração ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, celebrado nessa terça-feira, dia 28, a secretaria de Assistência Social, através do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), realizou um evento dedicado ao atendimento do público feminino, com o objetivo de garantir equidade no acesso à saúde e combater às desigualdades de gênero, raça e socioeconômicas, que são prioridades da administração municipal.
Para marcar a data, o CEAM realizou uma palestra como o tema “Saúde e a Mulher Vítima de Violência”, no Centro Administrativo da Prefeitura, na Praça Cruzeiro, que reforça a importância do enfrentamento de questões de saúde pública que atingem as mulheres. Desde o começo dessa gestão, a pasta trabalha para reconstruir políticas essenciais para assegurar o cuidado integral em todas as fases da vida, principalmente das mulheres em situação de vulnerabilidade.
O evento contou com palestras da ginecologista Danuse Melo sobre doenças comuns da mulher, da Dra. Paula Carvalho (Presidente da Comissão da Mulher na 35ª Subseção da OAB/RJ em Rio Bonito), que falou sobre leis de proteção à mulher e feminicídio, além da enfermeira Vanessa Aguiar, que fez esclarecimentos sobre cuidados com a saúde da mulher.
O dia 28 de maio foi instituído como o Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher no IV Encontro Internacional da Mulher e Saúde (1984, Holanda). Na oportunidade, a realização do Tribunal Internacional de Denúncia e Violação dos Direitos Reprodutivos revelou que a questão da mortalidade materna era um grave problema de saúde pública em quase todo o mundo.
A comemoração objetiva chamar a atenção e conscientizar a sociedade sobre diversos problemas de saúde comuns na vida das mulheres, tais como: câncer de mama, endometriose, infecção urinária, câncer no colo do útero, fibromialgia e depressão.
Texto: Denilson Santos