Os seios, símbolo da feminilidade, também podem ser o ponto de partida para uma das doenças que mais afetam mulheres no país. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), mais de 73 mil pessoas recebem o diagnóstico de câncer de mama todos os anos no Brasil. A informação e o diagnóstico precoce são as principais armas para aumentar as chances de cura. A campanha é simbolizada por um auto abraço, reafirmando o protagonismo feminino e valorizando o autocuidado.
O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. É relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis (veja o vídeo abaixo).
O câncer do colo do útero, por sua vez, é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no mundo, depois do câncer de mama, e a principal causa de morte por câncer entre mulheres em muitos países. No Brasil, é o terceiro tumor mais incidente na população feminina com 17 mil novos casos por ano no triênio 2023-2025, correspondendo a uma taxa de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.
Horário Estendido – As mulheres que trabalham e têm dificuldade de fazer o exame durante a semana, a secretaria municipal de Saúde montou um cronograma de atendimento com horário estendido, das 9 às 20 horas, nas Estratégias Saúde da Família (ESFs) do Parque Andrea, Bela Vista, Parque Indiano, Boqueirão e Serra do Sambê, para coleta de preventivo e solicitações de momografia em livre demanda. Nesses locais específicos, o horário de atendimento foi estendido, principalmente para beneficiar as mulheres que trabalham e precisam fazer esses exames.
Prevenção, diagnóstico e tratamento – Cuidados como a prática de atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, por exemplo, ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor. Um nódulo ou outro sintoma suspeito nas mamas deve ser investigado para confirmar se é ou não câncer de mama. Para a investigação, além do exame clínico das mamas, exames de imagem podem ser recomendados, como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética. Prevenção, diagnóstico e tratamento estão disponíveis na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).
Incidência – O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum em todo o mundo, representando cerca de 1 em cada 3 casos de câncer diagnosticados em mulheres no Brasil.
Estimativas – Nas mulheres brasileiras, o câncer de mama também é o mais incidente (depois do de pele não melanoma), com 74 mil casos novos previstos por ano até 2025.
Chances de cura – Quando o câncer de mama é diagnosticado em estágios iniciais, as chances de cura são significantemente maiores, podendo superar 95%.
Exames – A mamografia é o exame de rastreamento recomendado para mulheres a partir dos 40 anos, que ajuda a detectar tumores mamários antes que se tornem palpáveis.
Assista ao vídeo da campanha Mulher: Juntos Somos Mais Fortes!


