Começou nesta quarta-feira (1º) a Campanha Novembro Azul, mês dedicado ao câncer de próstata. Com o tema “Se não for pelo amor, vai pela dor”, a campanha vai mobilizar várias unidades de saúde do município com realização de palestras e acesso a exames, além de ações itinerantes em empresas parceiras do projeto e em setores públicos. Todos os homens que participarem da programação elaborada durante o mês de novembro, também irão receber orientações e terão acesso a consultas médicas e, principalmente, acesso ao exame de PSA, que é o principal exame laboratorial destinado ao rastreio do câncer de próstata.
Os profissionais de saúde fazem um trabalho itinerante percorrendo as empresas para levar informações e tirar dúvidas dos funcionários. Esse trabalho, que é feito durante o ano todo, tem o objetivo é chamar atenção para os riscos e métodos de prevenção do câncer de próstata, além dos fatores de risco da doença. Nesse primeiro dia da campanha, o trabalho se concentrou na secretaria municipal de Obras, que tem, em sua maioria, servidores homens de todas das idades. Mas durante o mês, as equipes irão visitar as empresas Armazém Rio, Eletrodata, Armaço, Coletivos São Geraldo e Rio Ita, Cascata Azul, D+ Brasil, RB Águas, Cicil, Jobel Oficina, Material de Construção Serra do Sambê, Armaço, além de igrejas e secretarias municipais.
A Campanha – O Novembro Azul é um movimento que teve origem em 2003, na Austrália e, desde então, são realizadas diferentes estratégias de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. Para que ocorra a diminuição da mortalidade do homem, é primordial o incentivo à adoção de hábitos de vida saudáveis, bem como o autocuidado. Neste sentido, a população deve procurar as Unidades de Saúde da Família para a realização dos exames preventivos.
“Quando falamos de “Novembro Azul” não significa somente o combate ao câncer de próstata, mas o cuidado integral com a saúde do homem”, afirma o Coordenador do Programa Saúde do Homem, Bonifácio Rosa Silvano,
Texto: Denilson Santos


