Campanha de Vacinação deve imunizar 11 mil cachorros e gatos

Devem ser vacinados cães e gatos com mais de 3 meses de idade e fêmeas gestantes.

Começou nesta segunda-feira, dia 1° de agosto, a campanha de vacinação animal contra a raiva, que acontece em vários pontos fixos e volantes de vacinação espalhados por diversos bairros do município (veja quadro abaixo). Devem ser vacinados cães e gatos com mais de 3 meses de idade e fêmeas gestantes ou que estejam amamentando. Nesta primeira semana a vacinação se concentrou nos bairros Braçanã de Cima, Braçanã de Baixo, Parque das Acácias e Parque Indiano. A meta da campanha é vacinar onze mil animais e controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, prevenindo a raiva humana. O Dia D da Campanha de vacinação acontece em 24 de setembro.

A raiva é uma doença dos mamíferos (inclusive os homens), portanto classificada como uma zoonose. É causada por vírus, sendo mortal em 100% dos casos, tanto para os homens, quanto para os animais, pois não existe tratamento curativo. No Brasil, embora esta doença esteja aparentemente controlada, a Raiva Humana ainda faz vítimas. A vacina é a única maneira de prevenir a doença. A contaminação ocorre quando o homem é mordido ou simplesmente entra em contato com a saliva de cães e gatos doentes.

A meta da secretaria de Saúde é vacinar cerca de 11 mil animais durante a campanha.

Os Primeiros Cuidados – Pessoas mordidas, arranhadas ou feridas por cães e gatos devem lavar bem o local atingido com água e sabão. A vítima deve ser encaminhada para o serviço de saúde e o animal deve ser observado por 10 dias, em local isolado. Qualquer mudança no seu comportamento deve ser informada às autoridades de saúde, para que sejam tomadas as medidas necessárias.

Confira a programação completa da Campanha de  Vacinação Antirrábica