Artesão também tem direito a receber o Auxílio Emergencial de R$600,00

Profissionalizada há alguns anos, a atividade de artesão também é uma das categorias que tem direito a receber o Auxílio Emergencial que o Governo Federal disponibilizou, de R$600,00 por três meses. Não é necessário ter a Carteira Nacional do Artesão para requerer o benefício, mas precisa estar dentro das exigências estipuladas, como por exemplo, ser trabalhador informal, microempreendedores individuais (MEI), autônomos ou outros. Para saber se tem ou não direito ao auxílio, basta se inscrever no site ou no aplicativo. Todas as informações estão no link: https://url.gratis/k1PtB

De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo, Rio Bonito possui cerca de 100 artesãos cadastrados. A secretária da pasta, Carmen Motta conta que esse auxílio deve ajudar muita gente que não está conseguindo vender neste período. “Espero que o benefício possa fazer diferença na família das pessoas que precisam dessa ajuda. Mas como nossos artesãos são bem criativos, uma sugestão é que usem suas habilidades para fazer e vender máscaras de proteção de tecido”, sugere.

Ela informa que os artesãos que não conseguirem receber o benefício, e que estejam em dificuldade, podem entrar em contato com ela, de forma privada e em horário comercial, através dos grupos de WhatsApp do artesanato.

A artesã Ana Kelly Macedo, moradora de Boa Esperança, deve ser uma das profissionais a receber a ajuda. Ela conta que se inscreveu há muito tempo no Programa Bolsa Família, mas apesar de nunca ter recebido, seus dados continuam ativos no Cadastro Único. “Esse dinheiro virá em boa hora, pois não temos outra fonte de renda”, conta ela que é casada e possui três filhos.

Já a artesã Patrícia Machado, moradora do Centro, não acredita que tenha direito a ajuda, pois é viúva e recebe pensão, mas aprova o auxílio do Governo Federal. “Receber essa ajuda seria muito bom, tanto para comprar alimento, quanto para o meu artesanato. Isso (o benefício) vai ajudar muita gente”.

Outra artesã que também espera receber o Auxílio Emergencial, é Valéria Martins, moradora do Green Valley. Ela já se inscreveu e agora espera a análise do sistema da Caixa. Apesar de apoiar a iniciativa do Governo Federal, ela critica a não divulgação do calendário para saque. Segundo informações da própria Caixa Econômica Federal, as datas seriam necessárias para evitar aglomeração nas agências e casas lotéricas.

“Parece que o governo está meio que controlando a maneira de eu gastar. Se eu não quiser pagar nenhuma conta de água ou de luz com esse dinheiro, mas quiser ir em uma farmácia ou em um mercado? Acho que se é um benefício que tenho direito, eu uso da maneira que eu precisar”, argumentou ela em crítica ao incentivo que o Governo está dando para que sejam feitas transações online.

 

Texto: Lívia Louzada

Foto: Lívia Louzada

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

21°C
Scattered clouds

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura