Garantir o acesso a prática esportiva dentro das escolas, a partir da implementação de núcleos esportivos e diversas atividades conforme realidade e vocação local. Esse é o objetivo do Projeto Esporte na Escola, lançado no sábado (1) na Escola Municipal Governador Roberto Silveira, no bairro Vertente. Cerca de 120 alunos participaram do lançamento do projeto, que é uma iniciativa das secretarias de Educação e de Esporte e Lazer. Tênis de Mesa, Voo Livre e o Xadrez são algumas das modalidades que serão trabalhadas com os alunos.
O Projeto foi idealizado pelo Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Bernardo Oliveira, como trabalho de Conclusão de Curso de Aperfeiçoamento em Gestão do Esporte, formação essa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, FIFA e CIES (Internacional University Network). A realização do projeto é da prefeitura de Rio Bonito, em parcerias com instituições esportivas como: Clube Rio Bonito de Voo Livre, Clube de Xadrez Rio Bonito, Liga Rio Bonitense de Desportos, entre outros.
”O Esporte na Escola será aplicado em toda a rede municipal de ensino, tendo como protocolo o lançamento em formato de festival, para que haja uma plena interação e explanação da metodologia de trabalho junto a toda comunidade escolar”, garante o secretário.
Fomento ao Esporte – Neste projeto busca-se responder o questionamento acerca da importância da cartilha fomentadora do esporte, espalhando ações esportivas pelas comunidades diante do território da Escola Pública, seus atores e sua estrutura.
Ações de promoção ao esporte são fundamentais para a inserção da comunidade na prática esportiva, trazendo diversos benefícios diretos e indiretos de saúde e bem-estar. As organizações locais, em parceria com o poder público, são as principais responsáveis por promover a participação esportiva, criar um ambiente seguro e inclusivo e manter a solidez econômica e legal.
Promover a prática esportiva atendendo a realidade local, impactando o desenvolvimento descentralizado por meio dos núcleos esportivos é papel de toda a comunidade. Dessa forma, é preciso afirmar que só existem políticas públicas quando a sociedade participa de fato do movimento que se apresenta, do contrário não é política e sim encomenda do setor público. Ao definir como direito do cidadão, o acesso ao esporte e lazer, a Constituição Federal (BRASIL, 1988), trouxe para o cidadão, a garantia da execução desse direito constitucional, sendo dever do Estado, por meio da responsabilidade da União, a promoção de fomento ao esporte.
“O Projeto Esporte na Escola visa democratizar o acesso ao Esporte, dentro do ambiente escolar, tornado esse ambiente cada vez mais atrativo de acordo com a vocação e estrutura de cada bairro e escola”, afirma o secretário de Esporte.