Alunos do EMPHAC participam de Formatura do PROERD

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) formou mais uma turma em Rio Bonito. Sessenta alunos da escola municipal Professor Honesto Almeida de Carvalho (EMPHAC) receberam seus certificados em cerimônia realizada nesta sexta-feira (13) na Primeira Igreja Batista, no Centro. O prefeito José Luiz Mandiocão e a secretaria de Educação, Wanderlúbia Antunes, participaram do evento ao lado de autoridades da Polícia Militar, professores e familiares dos alunos.

“A manutenção desse programa é muito importante para contermos a expansão da violência no município. É através das drogas que são cometidos crimes, roubos, assaltos, seqüestros, enfim, a violência começa pelo consumo de drogas. Portanto, é fundamental que iniciativas como essas façam parte cada vez mais do cotidiano desses jovens”, garante o prefeito José Luiz Mandiocão.

O programa, implantado no Brasil pela PMERJ em 1992, tem o objetivo de estimular os jovens do quinto ano (antiga 4ª série) a buscar qualidade de vida e afastá-los do caminho da violência e das drogas. São dezessete temas para cada turma, uma vez por semana. Numa das lições, os alunos fazem uma redação com a temática de tudo o que aprenderam e de que forma esses conhecimentos os ajudarão a viver livres das drogas.

“O curso foi muito bom, pois instrui as crianças a ficarem longe do caminho que leva a violência e às drogas, além de valorizar a família e os amigos”, afirma João Paulo Teixeira, 11, um dos estudantes que concluíram o curso do Proerd.

Como Funciona – O programa consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado, chamado Policial PROERD, educadores, estudantes, pais e a comunidade. Oferece estratégias preventivas visando reforçar os fatores de proteção, em especial, que favoreçam o desenvolvimento da resistência da criança e do adolescente que pode correr o risco de se envolver com drogas e problemas de comportamento violento.

“O combate às drogas é uma ação contínua que deve ser feita todos os dias nas escolas e nas casas de cada um de nós. São ensinamentos que devemos passar para os amigos, familiares e vizinhos”, afirma a secretário de Educação.

No final da formatura, os alunos receberam um certificado de conclusão do curso, ofertados pelos policiais instrutores responsáveis pelo PROERD no município.

Fotos: Galileu