A secretaria de Educação começou a distribuir os Kits do Programa Dignidade Menstrual, para todas as alunas das escolas municipais. A iniciativa tem o objetivo de beneficiar estudantes em situação de vulnerabilidade social e de baixa renda, que não têm condições de comprar o produto e, muitas vezes, faltam às aulas nesse período. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que, no Brasil, uma a cada quatro estudantes falta à escola durante o período menstrual e cerca de quatro milhões sofrem com privação de higiene no ambiente escolar (acesso a absorventes, banheiros e sabonetes).
Além de garantir o fornecimento de produtos essenciais, o programa de Dignidade Menstrual abrange ainda a promoção integral à saúde das pessoas que menstruam e aos cuidados básicos decorrentes da menstruação, a consolidação de políticas públicas que visem a garantia dos direitos humanos e o combate à precariedade menstrual no município.
Segundo a secretária municipal de Educação, Hingsley Tolentino, o kit é composto por uma nécessaire, com um sabonete íntimo e um pacote de absorventes. A distribuição é mensal e vai beneficiar alunas de várias idades.
“A partir deste mês, damos início à distribuição dos Kits de Dignidade Menstrual nas escolas municipais. Sabemos o quanto é importante promover saúde e bem-estar para as meninas de todas as idades. Com isso, garantimos que todas tenham acesso aos cuidados necessários durante o período menstrual. Juntos, promoveremos uma educação mais inclusiva e empoderadora. Continuaremos avançando para que todas as meninas possam se sentir seguras e confiantes em todas as fases de suas vidas”, afirma a secretária de Educação.
Texto: Denilson Santos