O Carnaval é uma festa de muita animação, mas também é preciso atenção, cuidado e conscientização. Nesse período, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, do IBGE, mais de 60% dos estudantes de 13 a 17 anos consumiram álcool nos últimos 30 dias do preenchimento da pesquisa. Pelos fatos, há uma gama de jovens e adolescentes que acabam ultrapassando o limite da folia, abusando de drogas lícitas e ilícitas.
Prezando pela segurança da população e conscientização do público jovem, a Secretaria de Segurança e Ordem Pública realizou uma palestra pedagógica com o tema: “Carnaval da galera: curtir sem perder o controle”, no Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (ISBET) Rio Bonito. O Instituto oferece programas de estágio e Jovem Aprendiz, o que configura um público jovem, entre 18 e 25 anos. À partir daí, a atividade pedagógica abordou a importância do uso abusivo do álcool no Carnaval somada às consequências de uma direção imprudente, juntamente sobre o uso de drogas na adolescência e juventude, e seus efeitos.
O público alvo se manteve muito atento durante toda a atividade e recebeu certificado pelo Guarda Civil Metropolitano Municipal palestrante Rodrigo Pereira da Silva, garantindo que o evento e o entendimento sobre o tema foram sucesso.
Texto: Aila Pinheiro



