Boa oportunidade para quem quer fazer um curso de qualificação profissional de graça. Já estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos na área de construção Civil, realizados em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan/Senai). Os interessados devem se apressar, pois estão sendo ofertadas 200 vagas divididas entre seis cursos: Assistente Administrativo, Almoxarife, Assistente de Operações em Logística, Pedreiro de Alvenaria e Vedação e Eletricista Predial. As dez turmas previstas, terão aulas no antigo prédio da Pestalozzi, na Praça Cruzeiro, no horário da tarde e à noite.
As inscrições podem ser feitas na Casa do Empreendedor, que funciona na CDL Câmara de Dirigentes Lojistas de Rio Bonito (Rua Deocleciano Guimarães, 15 – Centro), das 9 às 16 horas. Para fazer a inscrição é necessário ter idade a partir de 16 anos, levar duas fotos 3/4, além das xerox do comprovante de residência, declaração de escolaridade (a partir do 5º ano do Ensino Fundamental), identidade e CPF.
Os cursos são frutos de um Termo de Cooperação Técnica entre a prefeitura de Rio Bonito e a FIRJAN/SENAI, assinado nesta quinta-feira (11) pelo prefeito Leandro Peixe, com a presença dos secretários municipais Nathalia Guimarães (Assistência Social), Bárbara Dias (Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico), além do Analista de Relacionamento de Mercado da FIRJAN/SENAI/SESI, Anderson Luiz Cavalcanti, e da Coordenadora de Educação Profissional do SENAI/SG, Tereza Lessa Brum.
Oportunidade de Trabalho – Segundo os representantes da Firjan, após a conclusão dos cursos, os alunos estarão habilitados para buscar oportunidades junto às empresas locais, que, por sua vez, podem contratar uma mão de obra qualificada e com grande interesse em trabalhar. Além disso, muitos moradores locais têm a oportunidade de conseguir o primeiro emprego, e de ter um certificado com reconhecida formação profissional oferecida pela FIRJAN/SENAI.
“Assinamos mais um acordo de cooperação técnica com a FIRJAN/SENAI, onde dobramos o número de vagas para os cursos que são gratuitos. Essa é mais uma oportunidade de fazer um curso de qualificação profissional, na certeza de melhorar a empregabilidade dos moradores, gerando trabalho renda e desenvolvimento econômico para o município”, afirma o prefeito.
Texto: Denilson Santos