Uma boa oportunidade para os jovens que pretendem entrar no mercado de trabalho. Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos do Instituto Proa, oferecido em parceria com a prefeitura de Rio Bonito, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico. O curso, que tem duração de três meses, e é voltado para jovens de 17 a 22 anos, mas que precisam estar cursando ou ter concluído o 3° ano do ensino médio em escola pública. A inscrição online pode ser feito no site: www.proa.org.br/.
O curso do PROA tem 100 horas e é dividido em 4 módulos que preparam os alunos para definirem metas profissionais e se saírem bem nas entrevistas de emprego: autoconhecimento, projeto profissional, raciocínio lógico e comunicação. Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a uma plataforma exclusiva de vagas de emprego.
O curso visa preparar o jovem para uma entrevista de emprego, melhorar o currículo, e como melhorar seus textos. Para participar do processo seletivo, os interessados devem fazer a inscrição no site do PROA, depois responder a um teste básico de língua portuguesa e raciocínio lógico, além da análise de documentos, e, se for aprovado, segue para a etapa de preenchimento dos dados pessoais para realizar a matrícula no curso.
A secretária de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Barbara Dias, que assinou no inicio do ano o termo que formalizou a parceria com o Instituto Proa, disse que essa é uma boa oportunidade para os jovens serem inseridos no mercado de trabalho.
“Capacitar os jovens para conquistar o primeiro emprego significa abrir os horizontes para o futuro e dar a eles oportunidade de uma vida digna e com melhores expectativas”, afirma a secretária.
Sobre o Instituto PROA – O Instituto Proa foi fundado em 2007 com o objetivo de auxiliar jovens de baixa renda a ingressarem no mercado de trabalho, dividindo conhecimentos sobre carreiras, planejamento, autoconhecimento para vocações e comunicação. Desde então, já formou e impactou mais de 36 mil alunos com seus dois principais projetos.
Texto: Denilson Santos