A secretária de Educação, Mônica Magrini, juntamente com o coordenador de Língua Portuguesa, Professor Márcus Sobral, deram andamento ao projeto das Olimpíadas de Língua Portuguesa, em reunião realizada nesta terça-feira (15) no Departamento de Ensino da secretaria de Educação, no Centro Administrativo da prefeitura de Rio Bonito. Essa é uma proposta pedagógica que busca trazer a ludicidade ao ensino da disciplina e desenvolver a aprendizagem significativa nos níveis de ensino do segundo segmento.
A Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) é uma competição nacional para alunos do Ensino Fundamental e Médio, pública e privada, que visa incentivar a leitura, escrita e o bom uso do português através de diferentes gêneros textuais, focando na interpretação, criatividade e reflexão sobre a língua. Tem o objetivo de fortalecer a capacidade expressiva dos estudantes e valorizar a cultura linguística do Brasil, promovendo o conhecimento da norma culta e dos clássicos da literatura.
As inscrições começam no dia 19 de janeiro e as provas acontecem em duas fases: a primeira será aplicada entre os dias 21 e 23 de maio, e a segunda acontece no dia 27 de agosto. Podem participar da Olimpíada de Português 2026, estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio. Alunos da fase inicial podem fazer a olimpíada bê-a-bá.
Texto: Denilson Santos
Fotos: Marcelo Gomes


