O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) formou mais uma turma em Rio Bonito. Noventa e nove alunos da Escola Municipal Astério Alves de Mendonça, na Mangueirinha, receberam seus certificados em cerimônia realizada nesta segunda-feira (1º), em cerimônia realizada na própria escola. O programa, implantado no Brasil pela PMERJ em 1992, tem o objetivo de estimular os jovens do quinto ano (antiga 4ª série) a buscar qualidade de vida e afastá-los do caminho da violência e das drogas. São dezessete temas para cada turma, uma vez por semana. A secretaria de Educação, Mônica Magrini, participou do evento ao lado de autoridades da Polícia Militar, professores e familiares dos alunos.
O PROERD é um programa desenvolvido em parceria com a Polícia Militar, escolas, pais, professores e a comunidade local. O público alvo são alunos do 4º ao 7º ano do ensino fundamental com idades entre 9 e 14 anos. O programa consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado, chamado Policial PROERD, educadores, estudantes, pais e a comunidade. Oferece estratégias preventivas visando reforçar os fatores de proteção, em especial, que favoreçam o desenvolvimento da resistência da criança e do adolescente que pode correr o risco de se envolver com drogas e problemas de comportamento violento.
A interação dos alunos com o instrutor do Proerd é uma das características fundamentais do programa para criar um vínculo de amizade, confiança e respeito. Esse contato próximo permite que as crianças se sintam seguras para tirar dúvidas, compartilhar experiências e absorver cada ensinamento de maneira significativa. Ao longo do curso, que começou em agosto, eles descobriram: para quem ligar em caso de emergência; importância de obedecer à sinalização de trânsito; Como identificar o que é seguro tocar, provar ou cheirar; A estar sempre atentos ao que acontece ao redor; Como reagir diante de pessoas desconhecidas; como lidar de forma saudável com emoções, como a raiva, além da importância de agir quando veem alguém em situação de risco. Numa das lições, os alunos fazem uma redação com a temática de tudo o que aprenderam e de que forma esses conhecimentos os ajudarão a viver livres das drogas.
Um dos objetivos do programa é formar crianças mais conscientes, seguras e preparadas para fazer escolhas responsáveis no dia a dia.
“O Programa busca formar cidadãos conscientes e responsáveis, capazes de fazer escolhas seguras e saudáveis, além de promover a cultura da paz e contribuir para uma sociedade mais segura”, explica a secretária de Educação, Mônica Magrini.
Texto: Denilson Santos
Fotos: Marcelo Gomes


