A farmácia da Ambulatório Municipal Manoel Loyola Silva Junior, no bairro Mangueirinha, agora fica aberta 24 horas, todos os dias da semana. A iniciativa, que já atendeu centenas de pessoas, tem o objetivo de facilitar o acesso da população aos medicamentos distribuídos gratuitamente pelo município. Para ter acesso aos remédios, é preciso ter a receita carimbada e assinada pelo médico da UPA, preferencialmente com o nome genérico, sendo que antibióticos podem exigir duas vias, e se dirigir a farmácia da unidade de Saúde.
Com a mudança, os moradores podem retirar o medicamento a qualquer momento, incluindo durante a madrugada, fins de semana e feriados, o que reforça a oferta de serviços contínuos no município e o compromisso da gestão municipal com um atendimento ágil e emergencial para a população.
“A ampliação do horário de funcionamento da farmácia do Ambulatório Municipal foi uma medida recente da Prefeitura de Rio Bonito para facilitar o acesso da população aos medicamentos gratuitos, independentemente do horário”, garante a secretária de Saúde, Cintia Fernanda da Silva.
Pequenas Cirurgias – O Ambulatório Municipal Manoel Loyola Silva Júnior também está realizando pequenos procedimentos cirúrgicos dermatológicos, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde em Rio Bonito. Esses procedimentos, geralmente realizados com anestesia local e sem necessidade de internação, visam diagnosticar e tratar uma variedade de condições, como: Retirada de sinais suspeitos (biópsias), Remoção de cistos sebáceos e lipomas, tratamento de tumores de pele (pequenos cânceres de pele), incluindo carcinoma basocelular, eletrocoagulação de verrugas, drenagem de abscessos, sempre com segurança e acompanhamento médico especializado.
O objetivo é oferecer serviços de qualidade e humanizados, reforçando o compromisso com o cuidado integral à saúde da população local, através do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A nossa intenção é aproximar os serviços da população, com qualidade, cuidado e resolutividade. Essa iniciativa busca facilitar o acesso da população a tratamentos de baixa complexidade e reduzir filas de espera”, afirma a secretária de Saúde, Cíntia Fernanda da Silva.
Texto: Denilson Santos
Fotos: Junior Moraes


