A aluna Maria Eduarda Viana, da escola municipal Sambê, foi a representante do município na IV Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente do Estado do Rio, realizada no Centro de Estudos do Sumaré, entre os dias 25 e 27 de agosto. O evento, com o tema “Vamos transformar o Rio de Janeiro com Educação e Justiça Climática”, contou com a presença de representantes do Ministério do Meio Ambiente, Ministério de Educação, Secretaria Estadual de Meio e Sustentabilidade, UERJ, Coletivo Jovem, além do protagonismo de estudantes e professores, que de forma brilhante levaram a “bandeiras” de seus municípios. A prerrogativa para a participação nessa conferência seria a apresentação de um projeto de educação ambiental e a formação do COM-VIDA (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola).
O Município de Rio Bonito foi selecionado com o Projeto “Plantar para não inundar”, plantio de 40 mudas às margens do afluente do Rio Bacaxá, desenvolvido pela Escola Municipal Posse em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Da etapa estadual saíram representantes para a Conferência Nacional em Brasília e participação em fóruns na COP 30. A IV Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente envolveu a participação de estudantes de escolas de todo o Brasil em debates e projetos focados em sustentabilidade, justiça climática e transformação de escolas em espaços sustentáveis.
Este evento, promovido pelo Ministério da Educação e pelo Ministério do Meio Ambiente, tem como objetivo fortalecer a educação ambiental e a participação juvenil na criação de políticas públicas, com a seleção de projetos de ação de estudantes de escolas de diferentes níveis e a escolha de delegados para a etapa nacional.
A representante de Rio Bonito na etapa estadual foi acompanhada da professora Margarete Melo, coordenadora de Projetos de Educação Ambiental da secretaria municipal de Meio Ambiente. Maria Eduarda levou para conferência o Projeto “Plantar para não inundar”, desenvolvido na escola municipal Sambê e selecionado na etapa municipal, com o objetivo de fazer o Plantio de 40 mudas de espécies da mata cilar, plantadas às margens do afluente do Rio Bacaxá, no dia mundial do meio ambiente (5 de junho).
Os alunos também participaram de oficinas, rodas de conversa e atividades colaborativas com estudantes de outros municípios, ampliando o diálogo e a troca de experiências sobre sustentabilidade, justiça climática e protagonismo juvenil.
 
								 
								 
								 
								 
								


 
								 
								 
								