Comemorado mundialmente entre os dias 1º e 7 de agosto, o Agosto Dourado celebra a importância do aleitamento materno para a saúde de crianças, mães e de toda a sociedade. Em 2025, o slogan da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que começou hoje, é: “Priorize a Amamentação: Crie Sistemas de Apoio Sustentáveis”, uma mensagem potente que convida governos, instituições, profissionais de saúde e famílias a fortalecerem as redes que tornam possível o início saudável da vida.
A secretária municipal de Saúde, Cintia Fernanda, se reuniu com a equipe do Banco de Leite Humano do Hospital Antônio Pedro e com a equipe interdisciplinar da Sala de Amamentação e do Posto de Coleta de Leite Humano “Mães de Rio Bonito” (SAPCLH), para comemorar a data.
O mês de agosto é conhecido como “Agosto Dourado”, por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação.
A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
“Esse encontro teve o objetivo de firmar ainda mais nossos laços e referenciar o reconhecimento da gestão para importância da amamentação na saúde do município”, explica a secretária de Saúde.
O nome “agosto Dourado” foi escolhido porque a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o leite materno como o “alimento de ouro” para a saúde dos bebês. Para a mulher, também há benefícios, como a redução das chances de câncer de mama e ovário, prevenção de anemia, aumento da segurança acerca da maternidade e o favorecimento do emagrecimento. Estudos comprovam que a amamentação é capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças, menores de 5 anos, em todo o mundo.
Durante o encontro, estiveram presentes a Dra. Bertilla Riker e André Guayanaz, do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Antônio Pedro, além das enfermeiras Jane Lima Elaine Damasceno e Maria Odília e a fonoaudióloga Ana Cláudia Rios, da equipe da Sala de Amamentação e Posto de Coleta de Leite Humano Mães de Rio Bonito.
Texto: Denilson Santos
Fotos: João Vitor de Matos


