Fogueira acesa, forró e tradição: Rio Bonito viveu uma Festa Julina inesquecível por três dias no Centro da cidade

Fogueira acesa, forró e tradição: Rio Bonito viveu uma Festa Julina inesquecível por três dias no Centro da cidade

Entre os dias 25 e 27 de julho, Rio Bonito viveu um fim de semana especial com a realização da “Festa Julina da Cidade”, que tomou conta da Praça Fonseca Portela com música, cultura popular, comidas típicas e atividades para toda a família. O evento foi promovido pela Zaniboni Tudo Arte, com apoio da Prefeitura de Rio Bonito.

A programação atraiu um grande público e contemplou todas as idades e gostos: houve apresentações musicais de artistas locais e regionais, quadrilhas juninas, brincadeiras tradicionais, brinquedos para o público infantil e uma diversidade de barracas com comidas típicas.

Além de resgatar as tradições nordestinas e valorizar a cultura popular, a festa também aqueceu a economia local. Comerciantes, ambulantes e empreendedores tiveram a oportunidade de gerar renda com a venda de alimentos, bebidas e produtos artesanais, fortalecendo a economia criativa da cidade.

O prefeito Marcos Abrahão ressaltou a importância do evento dizendo que “esse tipo de festa valoriza nossa identidade, cria oportunidades para os comerciantes da cidade e garante momentos de alegria para as famílias. É uma forma de celebrar o que temos de melhor, com organização e respeito às tradições de Rio Bonito”, declarou.

Atrações e programação – A abertura do evento, na sexta-feira (25), ficou por conta do grupo Florroseiras, que mesmo com tamanha chuva, animou o público com muito forró e ritmos tradicionais. Na sequência, o cantor Léo Rocha levantou a praça com um show sertanejo cheio de sucessos.

No sábado (26), durante o dia, o palco da Praça Fonseca Portela foi tomado pelas escolas da rede municipal de ensino, que encantaram o público com apresentações de quadrilhas repletas de cor, alegria e tradição. Alunos e professores se dedicaram para levar à festa coreografias criativas, figurinos caprichados e muito entusiasmo, reforçando o papel essencial da educação como agente de preservação e valorização da cultura popular. A participação das escolas mostrou que o aprendizado também acontece fora da sala de aula, por meio do envolvimento com as manifestações culturais que fazem parte da identidade do município.

No início da noite, o trio Os Três de Aldeia trouxe ao palco o autêntico forró pé de serra, animando o público com os sons marcantes da sanfona, zabumba e triângulo. Em seguida, o cantor Júnior Antunes encerrou o segundo dia da Festa Julina da Cidade com um show vibrante, misturando o melhor do sertanejo romântico e composições autorais que fizeram o público cantar e dançar.

No domingo (27), a festa começou mais cedo com a cantora Íris Diniz, que trouxe um repertório diversificado e encantou o público com sua voz marcante. À noite, o encerramento ficou por conta de Josiel Maia, que mesclou forró, sertanejo e sucessos populares, garantindo muita animação até o fim.

Tradições, brincadeiras e comidas típicas – Durante os três dias de festa, o público pôde prestigiar apresentações das tradicionais quadrilhas Asa Branca, Balão Dourado e Quadrilha de Gigantes, que encantaram com coreografias criativas e figurinos coloridos. Além disso, a festa contou com atrações como pescaria, touro mecânico, correio do amor, perna de pau, fogueira simbólica e o sempre querido forró pé de serra.

As comidas típicas também foram um destaque à parte: canjica, pamonha, milho, caldos e doces regionais que fizeram a alegria dos visitantes.

A “Festa Julina da Cidade” foi mais do que um evento: foi um verdadeiro encontro de cultura, memória e celebração comunitária. A programação diversificada movimentou o centro de Rio Bonito, atraiu visitantes e gerou oportunidades para ambulantes, empreendedores e comerciantes, fortalecendo a economia local. Além de valorizar as tradições, a festa proporcionou entretenimento de qualidade para todas as idades e promoveu a integração entre educação, cultura e desenvolvimento social.

Com forte participação popular e organização dedicada, a festa deixou um legado de pertencimento, alegria e orgulho para todos que participaram, deixando saudade no coração da cidade.

Texto: Aila

Fotos: Marcelo Gomes

Mais notícias

API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.

Documentos Oficiais

Unidades Escolares em Rio Bonito (1º Distrito)

Unidades Escolares em Boa Esperança (2º Distrito)

Unidades Escolares em Basílio (3º Distrito)

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura

Acessar o conteúdo