A secretaria de Saúde de Rio Bonito está convocando as crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 14 anos, que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a dengue, para procurarem o Centro Pediátrico Municipal Dr. Almir Branco e se vacinarem. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16 horas. É necessário levar a carteira de vacinação e de identidade.
Para quem apresentou a infecção recentemente, a orientação é aguardar 6 meses para receber o imunizante. Já quem for diagnosticado com a doença no intervalo entre as duas doses deve manter o esquema vacinal, desde que o prazo não seja inferior a 30 dias em relação ao início dos sintomas.
Sintomas e diagnóstico – A dengue apresenta febre alta e de início súbito e dores no corpo. A melhor maneira de combater o mosquito adulto é eliminar as águas paradas, ou seja, os criadouros do mosquito. Não havendo água parada, as fêmeas não têm um lugar adequado para que seus ovos se desenvolvam e assim, a população de mosquitos adultos vai sendo reduzida até não representar mais perigo.
Espirais – O uso de espirais ou vaporizadores elétricos: devem ser colocados ao amanhecer e/ou no final da tarde, antes do pôr-do-sol, horários em que os mosquitos mais picam.
Mosquiteiros – Devem ser usados principalmente nas casas com crianças, cobrindo as camas e outras áreas de repouso, tanto durante o dia quanto à noite.
Repelentes – Podem ser aplicados no corpo, mas devem ser adotadas precauções quando utilizados em crianças pequenas e idosos, em virtude da maior sensibilidade da pele.
Telas – Usadas em portas e janelas, são eficazes contra a entrada de mosquitos nas casas.
Ar condicionado – O uso do ar condicionado inibe o mosquito, pois baixa a temperatura e a umidade do ar, mas não o mata. Ele tem mais dificuldade para detectar onde estará a possível vítima de sua picada. Estes aparelhos apenas espantam o mosquito que poderá voltar em outro momento quando eles estiverem desligados.
Texto: Denilson Santos


