O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Rio Bonito, promoveu nesta quarta-feira (13) um encontro com o objetivo de divulgar a Lei Maria da Penha, que completa 18 anos em 2024, e visa prevenir, punir e erradicar a violência doméstica que atinge as mulheres no país.
O evento, alusivo ao Mês da Mulher, foi realizado no Auditório do Centro Administrativo da prefeitura, na Praça Cruzeiro, e contou com a presença do prefeito Leandro Peixe, da secretária de Assistência Social, Nathalia Guimarães, além de palestrantes que são garantidores dos direitos das mulheres, tanto de prevenção quanto de resposta em atendimentos de violência.
Além da roda de conversa, onde as autoridades presentes realizaram um momento para sanar as dúvidas sobre a segurança e os direitos da mulher, uma homenagem foi realizada para o efetivo feminino de Guardas Municipais e Patrulha Maria da Penha. Está honraria recebeu o nome Mulheres que Protegem Mulheres, enaltecendo a importância do serviço das agentes para a comunidade feminina.
Para marcar o primeiro encontro sobre a importância da Lei Maria da Penha, foram convidados representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e colaboradores que integram as Secretarias de Assistência Social e de Segurança e Ordem Pública.
Acolhimento as Mulheres – Os profissionais do CEAM fazem o primeiro atendimento às mulheres em situação de risco, oferecendo a elas apoio em um ambiente seguro e humanizado. Com este encontro, é possível criar um diagnóstico preliminar da situação, identificar o tipo de violência e encaminhá-las, de acordo com cada caso, para atendimentos psicológico, social e jurídico. A unidade do CEAM em Rio Bonito fica localizada na rua desembargador Itabaiana de oliveira 27, no centro, com atendimento de segunda a sexta-feira feira de 8H às 17H.
Reportagem: Denilson Santos