Campanha Novembro Azul incentiva homens a cuidar da saúde

Campanha Novembro Azul incentiva homens a cuidar da saúde

O Coordenador do Programa Saúde do Homem durante palestra no ESF da Jacuba.

A secretaria de Saúde encerra nesta quinta-feira (30) a Campanha Novembro Azul, com um evento na Escola José Matoso Fortes, na Praça Cruzeiro. Durante todo o mês foram realizadas ações itinerantes dedicadas a conscientização e combate ao câncer de próstata. Mas os atendimentos diários do Programa de Saúde do Homem continuam no Centro do Coração, na Mangueirinha. O câncer de próstata é uma das doenças mais comuns entre o público masculino, com a estimativa de que um em cada nove homens seja diagnosticado com essa enfermidade. 

 Com o tema “Se não for pelo amor, vai pela dor”, a campanha em Rio Bonito contou com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e das unidades de saúde do município, que realizou palestras em empresas e em setores da administração pública, além de ações itinerantes em igrejas e na zona rural. A programação da campanha também contou com palestra de Dr. Nelson (cardiologista), médico do Programa Saúde do Homem.

Todos os homens que participaram das ações programadas durante o mês de novembro, receberam orientações e acesso a consultas médicas e, principalmente, ao exame de PSA, que é o principal exame laboratorial destinado ao rastreio do câncer de próstata.

O Sindicato Rural do município também participou da campanha Novembro Azul.

Saúde Itinerante – Os profissionais de saúde fizeram um trabalho itinerante percorrendo as empresas para levar informações e tirar dúvidas dos funcionários. Esse trabalho, que é feito durante o ano todo, tem o objetivo é chamar atenção para os riscos e métodos de prevenção do câncer de próstata, além dos fatores de risco da doença.

As ações da Campanha Novembro Azul também chegaram às igrejas do município.

Durante o mês de novembro, os profissionais envolvidos na campanha já visitaram setores da administração pública e empresas como Armazém Rio, Eletrodata, Armaço, Coletivos São Geraldo e Rio Ita, Cascata Azul, D+ Brasil, RB Águas, Cicil, Jobel Oficina, Material de Construção Serra do Sambê, Armaço e igrejas, entre outras, com a realização de palestra e coleta de sangue para exame.

“Quando falamos de “Novembro Azul” não significa somente o combate ao câncer de próstata, mas o cuidado integral com a saúde do homem. Esse cuidado vai muito além de consultas médicas. O importante é promover práticas diárias de alimentação saudável, atividades físicas e cuidados com a saúde mental”, afirma o Coordenador do Programa Saúde do Homem, Bonifácio Rosa Silvano.

Baixe a Cartilha Saúde do Homem do Instituto Nacional do Câncer – Ministério da Saúde: https://ninho.inca.gov.br/jspui/bitstream/123456789/15055/3/cartilha_cancer_prostata_2023_2%c2%aaedi%c3%a7%c3%a3o_011123.pdf

Texto: Denilson Santos

Mais notícias

API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.

Documentos Oficiais

Unidades Escolares em Rio Bonito (1º Distrito)

Unidades Escolares em Boa Esperança (2º Distrito)

Unidades Escolares em Basílio (3º Distrito)

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura

Acessar o conteúdo