Rio Bonito elegeu seus representantes para a Conferência Estadual da Juventude que acontece no fim de outubro, no Rio de Janeiro, com o tema “Juventude RJ: o futuro se constrói no agora”. Na etapa municipal, promovida pela Prefeitura de Rio Bonito, através da secretaria de e Assistência Social, foram eleitos os delegados e suplentes que irão representar o município na etapa estadual e levarão as propostas aprovadas durante a Conferência Municipal de Juventude, realizada nesta segunda-feira (16), na Sociedade Musical e Dramática (Avenida Manoel Duarte, 981 – Centro), das 14 às 17 horas.
A Conferência, que marca a importância da participação dos jovens na construção coletiva de políticas públicas, tem como objetivo discutir, avaliar e propor políticas públicas de atendimento a esse público, considerando sua pluralidade. Foram eleitos José Penco e Pedro Lucas, como delegados, e Luca Araújo e Juka Goulart, como suplentes. Cada um dos membros selecionados representa um segmento específico da sociedade. Esses representantes possuem a responsabilidade de apresentar as demandas e preocupações de seus respectivos movimentos para as discussões nas reuniões do conselho.
Políticas Públicas – Segundo a secretária de Assistência Social, Nathalia Guimarães, a conferência tem como propósito a criação de uma maior sintonia com a juventude do município, a partir da criação do Conselho Municipal da Juventude, colaborando ativamente para um pensamento coletivo. Esse espaço de participação social é muito importante no acesso as informações e na definição das demandas do município.
Durante as rodas de conversas, os jovens da Sociedade Civil e do Poder Público se reuniram para discutir, acompanhar e sugerir políticas públicas ligadas a juventude no Município, que os delegados irão apresentar durante a Conferência Estadual.
“Queremos ouvir as opiniões, críticas e sugestões dos jovens, para assim aprimorarmos e ampliarmos a implementação de políticas públicas voltadas para esse importante segmento da sociedade. As conferências são importantes momentos do exercício democrático e participação ativa nas decisões e diretrizes dessas políticas voltadas para os jovens”, afirma a secretária de Assistência Social, Nathalia Guimarães.
Texto: Denilson Santos