Já está online a formulário para receber as demandas da população que serão incluídas na elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) para vigorar em 2024. O formulário foi apresentado nesta quinta-feira (24) durante a Audiência Pública realizada no Auditório do Centro Administrativo da Prefeitura, na Praça Cruzeiro. O evento contou com a participação de representante de vários seguimentos da sociedade, como empresários, comerciantes, secretários municipais, vereadores e moradores locais, entre outros. Essa é uma boa oportunidade para a população conhecer as previsões de recursos e as ações que serão executadas pelo poder público no próximo ano.
Com o lançamento deste ambiente online, a secretaria municipal de Planejamento pretende incentivar a interatividade com a população e inovação no processo participativo da elaboração do orçamento 2024. O secretário Fabiano melo, que conduziu o encontro, explicou que foi montada uma enquete no hotsite onde os moradores podem dar suas contribuições e sugerir proposta para o desenvolvimento do município. A Prefeitura entende que estimular a interatividade e impulsionar a participação social é fundamental para a construção de orçamento que represente e beneficie todos os cidadãos.
Quem acessar a página da Consulta Pública do Orçamento Participativo 2024 pode preencher o formulário e enviar com as sugestões de obras e serviços para serem incluídos no orçamento. Depois disso, a proposta orçamentária segue para a Câmara de Vereadores em setembro para ser debatida e votada até 15 de dezembro.
Orçamento Participativo – O secretário de Planejamento explicou que a Audiência Pública permite a troca de ideias, já que o Poder Público, dentro da sua visão macro para o desenvolvimento da cidade, tem como metas principais de investimentos a educação, saúde e infraestrutura urbana, com foco na assistência social, entre outros.
“É muito importante a participação da sociedade, pois é ela que vivencia, no dia a dia, a rotina do município e, por isso, pode apontar demandas e necessidades mais urgentes. É nessas audiências que permite a sociedade tirar dúvidas, e também contribuir sugerindo as áreas que devem receber um olhar prioritário da administração municipal”, afirma o secretário.
Link para acessar a página da Consulta Pública do Orçamento Participativo 2024
Texto: Denilson Santos