Escolas da rede municipal de ensino de Rio Bonito fazem parte de um projeto que promove a educação ambiental e estimula uma alimentação mais saudável entre os estudantes. Trata-se do projeto Hortas Escolares, implementado pela secretaria de Agricultura nas unidades de ensino que têm espaços destinados à produção de alimentos orgânicos com a participação dos próprios alunos da escola. A iniciativa conta com a parceria das secretarias de Educação e Assistência Social.
O objetivo de implantar hortas nas instituições vai além de oferecer e estimular uma alimentação mais saudável. Esses espaços verdes promovem aumento do convívio social e do contato com a natureza, além de se tornarem mais uma ferramenta pedagógica. Os alunos participam de todas as etapas, desde o plantio até a colheita de frutas, legumes, verduras e hortaliças que são aproveitadas nas refeições da escola. Além de garantir uma alimentação saudável, as crianças desenvolvem desde cedo o cuidado com o meio ambiente.
Atualmente, as hortam funcionam nas escolas municipais Antônio Ferreira (Mangueira), Governador Roberto Silveira (Vertentes), Fazenda das Cachoeiras e Castelo Branco (Jacundá). Além disso, a secretaria de Agricultura vem construindo hortas nos espaços públicos, como no Parque de Exposição e nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), que também aderiram ao programa.
“Os frutos dessas hortas são distribuídos para usuários de serviços que são mantidos pela Administração Municipal, como os da Equoterapia, das Residências Terapêuticas, da Casa da Criança, dos CRAS, além de serem introduzidos na merenda escolar que é servida para os alunos, que ajudam a plantar e a cultivar a horta, juntamente com a equipe técnica da secretaria de Agricultura”, explica o secretário Teilor Cerqueira.
A manutenção das hortas é feita pelos próprios alunos, nessas atividades agrícolas que fazem parte da rotina e da vida escolar. Além disso, a inciativa trabalha a questão do sentimento de pertencimento dos alunos, agregando técnicas à própria escola, que usa como material pedagógico para trabalhar a questão da sustentabilidade, compostagem e cuidado com a terra, além de valorizar e dar continuidade a atividade econômica das famílias que atuam na agricultura.
Benefícios de uma horta na escola – Ter uma horta na escola oferece aos alunos o contato com a natureza, ao lidar com a terra, com as plantas, as frutas, as verduras e os legumes, e também os ensina o funcionamento do processo de plantio e colheita dos alimentos que consomem. As crianças que vivem nos centros urbanos se distanciaram da natureza e dos hábitos naturais, por isso cultivar uma horta na escola pode ajudá-las a se reconectar com a natureza e se interessar por ela. Com isso, entendem a importância de preservar o meio ambiente e de adotar práticas sustentáveis para a manutenção dos recursos naturais, essenciais para nossa vida no planeta.
“O mais importante é fazer a valorização do homem do campo e das pessoas que diariamente garantem alimento na mesa dos moradores. Valorizar a atividades que muitas vezes é praticada pelos pais dos próprios alunos”, garante o secretário de Agricultura.
Texto: Denilson Santos


