Quem visita Rio Bonito tem hotéis e outras opções de hospedagem na cidade. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores pousadas da região. A cidade, localizada no Estado de Rio de Janeiro (RJ), foi fundada no ano de 1846. A localidade está em uma altitude de 40m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 60 mil habitantes. A cidade, distante aproximadamente 85 quilômetros da capital do estado, poderia ser triste e sem graça pelo fato de não possuir praias, principalmente por estar localizada num estado em que as principais cidades são litorâneas.
No entanto, não é exatamente isso que acontece, já que, mesmo não tendo praias, Rio Bonito conta com belezas naturais em seu território. Por estar muito próxima a Serra do Mar, a cidade vive e oferece rios, lagos, trilhas, cachoeiras e morros com vista panorâmica da cidade e de toda a região. Para quem gosta de fazer turismo em meio à natureza, Rio Bonito é o destino ideal. Confira o que fazer na cidade: https://visite.riobonito.rj.gov.br/
A cultura e as construções antigas
Para quem visita a cidade, além das belezas da Serra do Mar e da Serra do Sambê (conjunto de montanhas próximas a Serra do Mar na região), é possível conhecer um pouco mais da história do local por meio das construções do século XVIII. São igrejas, casas e outros tipos de propriedades que fazem o visitante voltar no tempo e pensar como era a vida das pessoas da cidade no início da sua colonização.
Após conhecer a cidade “por dentro”, visite o Parque da Caixa D’água, um local público com várias trilhas, espaços abertos, fontes e, por fim, um dos cartões postais da cidade: a Pedra do Índio Chorão, que nada mais é do que uma formação rochosa com formato único: o de um rosto com algumas infiltrações de água, que mais parecem lágrimas. Além disso, o contato com a natureza acontece praticamente o tempo todo e é exatamente isso que Rio Bonito mais explora para oferecer aos visitantes: tranquilidade e relaxamento em meio a Serra do Mar.
Ecoturismo – O Turismo Rural é uma modalidade do turismo em que a cidade que tem por objetivo permitir a todos um contato mais direto e genuíno com a natureza, a agricultura e as tradições do município, através de passeios em ambiente rural e familiar, aproveitando os recursos naturais e gastronômico da cidade. acesse: https://riobonito.rj.gov.br/turismoriobonito/?playlist=8e5f5e8&video=a1ee168
Serra do Sambê – O ponto mais alto de Rio Bonito com 1.100 metros acima do nível do mar. Diversos mananciais formando as mais belas cachoeiras, como Lavras, dos Bagres e Braçanã. O clima varia de acordo com a vegetação, formada por árvores florestais, remanescentes da Mata Atlântica. A temperatura pode chegar a 4º no pico mais alto.
Cachoeira dos Bagres – É uma cachoeira com 12 metros de largura e 20 metros de queda. São cinco quedas de água fria (10º) e muito cristalina. Toda a paisagem é formada pela flora e fauna original da Mata Atlântica de Rio Bonito.
Cachoeira Tomascar – pequena cachoeira com 4 metros de queda para seis de largura. Ela é boa para o banho, pois possui piscinas e duchas naturais com águas muito claras e de 15º.
Cachoeira Braçanã – As piscinas naturais da cachoeira de Braçanã são muito procuradas por visitantes todos os dias. Com uma queda de 3 metros de altura por 10 metros de largura, o local pode ser acessado pela Estrada Municipal de Basílio.
Parque da Caixa d’água – Diversas trilhas dentro da flora originam da Mata Atlântica. No caminho pode-se ver todo o tipo de flor, répteis, mamíferos e pássaros vivendo e ignorando a presença de turistas. Observadores da natureza acham o local um paraíso. Depois de tanto andar, nada como se refrescar em fontes e cachoeiras que existem no local.
Antigamente o abastecimento de água de Rio Bonito vinha do Parque, mas agora vem da Serra do Sambê. O Parque é um dos atrativos mais conhecidos de Rio Bonito. Os dias de chuva também reservam atrações. Existe uma rocha grande no Parque que se assemelha com um índio chorando.
Fonte Pietro Antônia Violante – Conhecida como Biquinha da Bela Vista, possui uma nascente d’água de ótima qualidade que serve a cidade há vários anos. Toda a paisagem é formada pelo complexo urbano da Bela Vista. É um ponto histórico muito importante de Rio Bonito.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição – Foi a primeira capela a ser construída em Rio Bonito. Tem a arquitetura reta e elegante do estilo Barroco, com suas torres sineiras. No interior, diversas pinturas em alto relevo, oriundas do estilo Barroco fazem parte a Igreja, que é tombada pelo Patrimônio Histórico.
Centro Cultural B. Lopes – Todo o segmento da sociedade pode ter acesso. Fundada em 1996, faz com que toda a comunidade tenha acesso como participe das manifestações culturais de Rio Bonito. A intenção foi juntar num lugar a cultura da cidade, tendo um pequeno museu e uma biblioteca no mesmo local.
Casa da Cultura Hélio Nogueira – Criada em 1992, compreende o acervo documental, artístico e cultural de Rio Bonito. Foi criada para ser um ponto de encontro de historiadores, estudiosos, professores, alunos, artistas e qualquer outra pessoa que queira discutir sobre a cultura e história. Todo o acervo faz parte do Patrimônio Municipal.
Complexo Agrícola Anísio Antunes Figueiredo Filho – Onde toda a atividade rural de Rio Bonito acontece, como Festa da Bananada, Equoterapia, exposições agrícolas, rodeios, shows, competições leiteiras, entre outros.
Artesanato – Espalhados por Rio Bonito estão os artesãos que conseguem fazer arte com palha, papel e qualquer outro material. Essa atividade está na cidade há muitos anos e ainda pode contar suas histórias enquanto faz cestas, tricô, bordados, tecelagem.
Localização de Rio Bonito
O município de Rio Bonito pertence ao estado Rio de Janeiro, ele fica localizado na latitude -22.7181 e longitude -42.6276.
Qual é o tamanho do território de Rio Bonito?
459,458 km².
Qual a população?
Aproximadamente 59.814 habitantes segundo dados do IBGE.
Como se chama quem nasce em Rio Bonito?
Rio-bonitense.
Quem é o prefeito da cidade?
Atualmente o município é administrado por Leandro Pereira Netto.